Autores Alagoanos têm obras publicadas pela Editora Senado Federal

Obra de Pedro Motta Lima é relançada e recebe o prestigio do reitor Eurico Lôbo e do senador Renan Calheiros

- Atualizado em
 | nothing

Silvia Shayline Leite – jornalista

Durante a Bienal, vários lançamentos e relançamentos ocorrem de forma quase que simultânea em quase todos os expositores. O terceiro dia de evento não foi diferente. No estande reservado para a Editora Senado Federal aconteceu a republicação do livro “Fábrica da Pedra”, do escritor alagoano Pedro Motta Lima, já falecido.

Para representar a família Motta Lima durante a solenidade, o seu neto André Motta Lima, esteve presente no box da editora e enfatizou a satisfação de a obra receber sua segunda edição. A cerimônia ainda teve a presença da professora Luitcarde Oliveira Cavalcanti Borges, autora do prefácio desta edição, que falou sobre o “resgate cultural” do livro, que a literatura já foi premiada pela Academia Brasileira de Letras e retrata um momento histórico de Alagoas.

O expositor recebeu o prestígio do reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Eurico Lôbo, que destacou a importância de se realizar eventos como a Bienal. “O trabalho da Bienal é possibilitar que os autores alagoanos mostrem seu trabalho”, destacou.

Além da presença do reitor, o presidente do senado Renan Calheiros esteve no estande fazendo a doação de 14 títulos em Braille para duas instituições alagoanas: a Escola de Cegos Cyro Accioly e para a Associação de Cegos de Alagoas (Acal). Dentre os títulos podemos destacar a Constituição Federal, Lei Maria da Penha, Estatutos do Idoso, da Criança e do Adolescente, Códigos Florestal e de Proteção e Defesa do Consumidor, entre outros.

Para os membros das instituições, que receberam os livros, essa atitude é “louvável e chegou em boa hora, pois é uma atenção especial aos deficientes visuais”, destacou Edvan Silva, que acompanha sua esposa, Cleia Santos, que é cega. Já presidente da Acal, Roberto Freire, fala que a publicação em Braille “dá autonomia para os deficientes visuais e promove a igualdade dos Direitos Constitucionais”, fala ele.

O diretor da Editora Senado Federal, Florian Madruga considera de maior relevância essa iniciativa do senado de colocar em prática o Ato 15/2013 que consiste no Plano de Acessibilidade, que está funcionando como modelo para outros órgãos governamentais.

“São mais ou menos um milhão e 500 brasileiros portadores de deficiência visual e muitas editoras não possuem o tato de publicar material em Braille, restringindo o acesso a informação”, comenta Madruga.

Lançamento

Outro escritor alagoano que se destacou durante as solenidades do expositor da Editora Senado Federal foi o historiador Douglas Apratto Tenório com seu livro “A Presença Holandesa - A História do Açúcar Vista Por Alagoas”,que retrata a chegada e trajetória do povo holandês nas terras alagoanas quando o Estado ainda fazia parte do território pernambucano.