Unidade de Penedo recebe novos alunos de Turismo

Semana do Fera busca acolher calouros com grande e variada programação

02/09/2013 15h17 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h30
Unidade da Ufal em penedo oferta os cursos de Turismo e Engenharia de Pesca

Samy Dantas - Jornalista

Palestras, dinâmicas de grupo, apresentações culturais e city tour pela cidade de Penedo são algumas das atividades que a unidade da Universidade Federal de Alagoas prepara para receber os calouros do curso de Turismo, a partir desta segunda-feira, 2 de setembro. A “Semana do Fera” vai acontecer até a quinta-feira, 5,  nas dependências da Unidade de Ensino, às margens do Rio São Francisco.

A abertura do evento ocorre a partir das 13h30 com a apresentação de coordenadores, professores, setores e departamentos da Ufal Penedo. Na sequência, dinâmicas de grupo para a socialização e conhecimento interpessoal dos participantes. Encerrando o primeiro dia, um culto ecumênico em celebração ao início do semestre letivo. Na ocasião, serão prestadas homenagens a jovem Graziele Ferro, estudante da Universidade que faleceu um ano atrás.

A programação segue na terça, 3, com a palestra “O Profissional do Turismo”, ministrada pelo turismólogo penedense e mestrando em Modelagem Computacional do Conhecimento, Josilan Paulino, que faz parte do quadro funcional do Campus Maceió da Universidade. Haverá ainda a apresentação dos projetos de pesquisa e extensão coordenados por professores.

A parte cultural do evento fica por conta da performance de um dos projetos da casa, “Tambores”, que trabalha percussão, ritmos afro-brasileiros e dança afro, reunindo as comunidades Oiteiro e Tabuleiro dos Negros, ambas de Penedo.

A quarta-feira, 4, é reservada para um passeio pelos principais pontos históricos da cidade, como forma de incentivar o novo alunado a buscar envolvimento com o patrimônio arquitetônico e artístico-cultural do Baixo São Francisco. A Semana prossegue até a quinta-feira, 5, com uma grande festa de encerramento para os participantes.

Para Mac Dawison Buarque, coordenador geral da instituição em Penedo, o momento é de celebração pela chegada dos novos alunos. “Estamos felizes em receber mais uma turma de estudantes, cheia de entusiasmo e esperança. Todo o corpo docente está de braços abertos para fazer com que o primeiro contato desses jovens com a universidade seja o melhor possível”, afirma o professor, adiantando que bem logo termine a Semana do Fera em Turismo, começam os preparativos para a recepção dos calouros em Engenharia de Pesca, que inicia turma no início do próximo ano.

Tronco inicial – O coordenador do curso de Turismo, Marcos Campos, explica que os cerca de 35 novos estudantes podem não ser necessariamente todos do curso de Turismo. “Existe na Universidade uma metodologia diferenciada para os cursos do interior, que é conhecida como Tronco Inicial, onde todos têm a mesma grade curricular no primeiro semestre, fazendo com que o alunado possa estudar este período em qualquer unidade de ensino da Instituição”.

O coordenador ressalta ainda que os feras vão ser acolhidos de forma calorosa e que hoje a gestão está empenhada em melhorar continuadamente toda sua estrutura. Segundo o professor, a Instituição vive um momento de expansão e investimentos.

“Nosso corpo docente é formado por mestres, doutorandos e doutores. E toda essa qualificação é transformada em muito trabalho para os alunos e comunidade. São inúmeras linhas de pesquisa e extensão desenvolvidas por nossos professores, reconhecidas inclusive internacionalmente.

Marcos Campos enfatiza que enquanto as atividades da Semana do Fera estiverem ocorrendo, um concurso para novos professores acontecerá também nas dependências da Unidade de Penedo. “Isso mostra a nossa preocupação e comprometimento com o ensino. Queremos oferecer o melhor para nosso corpo discente. E faremos o possível para isso”.

Expectativa - Para Marcos Muniz, representante estudantil e membro da comissão organizadora da “Semana”, a expectativa é de receber os novos colegas de uma forma descontraída, porém consciente. “Queremos que o novo aluno conheça bem a faculdade, a estrutura e todos os caminhos para ele aproveitar ao máximo essa etapa de sua vida”, diz ele.

A Semana do Fera é uma realização do Centro Acadêmico de Turismo em conjunto com estudantes de todos os períodos. É também a ação que dá início às comemorações do mês do Turismo, que se encerrará no dia 27 de setembro, Dia Mundial do Turismo e Dia do Turismólogo.