Ufal presta homenagem às primeiras turmas de Nutrição

Vice-reitora Rachel Rocha esteve presente e destacou a evolução do curso

12/09/2013 11h45 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h30
A vice-reitora Rachel Rocha participou da cerimônia e agradeceu aos homenageados por suas contribuições

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

Ainda como parte da programação da Semana de Nutrição (Semanutri), durante a tarde desta segunda-feira, 9, a Universidade Federal de Alagoas, por meio da Faculdade de Nutrição (Fanut), prestou uma homenagem às duas primeiras turmas do curso. A vice-reitora Rachel Rocha participou do momento, realizado no auditório do antigo Csau, no Campus A.C. Simões, em Maceió, e destacou a evolução do curso, além de parabenizar a todos que o fazem até aqui.

“Esse é um curso que vem se desenvolvendo, vem crescendo e hoje é de extrema importância para o Estado. O dia de hoje é uma oportunidade para se prestar esta homenagem mais que merecida a todos vocês. Desejo os meus parabéns, em meu nome, em nome do reitor Eurico Lôbo que, infelizmente, não pôde estar presente, mas que me pediu para lhes repassar os agradecimentos por tamanha contribuição de todos. Muito obrigada”, salientou.

A vice-diretora da Fanut, Suzana de Oliveira, traçou uma linha do tempo sobre o curso, assinalando suas dificuldades e conquistas, completando ao falar de sua satisfação em se fazer presente no local. “É com uma imensa satisfação que estamos prestando essa homenagem a quem nos ajudou a dar os primeiros passos para um curso que hoje completa 30 anos de existência. Estamos muito felizes com esse momento, meus parabéns a vocês”, disse.

A coordenadora do curso, Glaucevane Guedes, se mostrou emocionada. “Há 30 anos, estamos formando os melhores nutricionistas, que contribuem não só com o nosso Estado, mas temos diversos deles espalhados por todo o Brasil. E os nossos egressos, então, fazem a diferença, visto que boa parte dos professores de outras instituições, hoje, saíram da Ufal. Quando eu entrei na Ufal, disse: é aqui que eu quero ficar. E hoje estou aqui, feliz e emocionada, por participar desse momento com vocês”, revelou.

Discurso dos homenageados

A professora Elza Maria Tavares fez um pequeno discurso durante a solenidade. Ela relembrou as dificuldades que passaram para levar o curso adiante, mas disse que houve vários momentos que fizeram valer a pena. “Lutamos muito para ter uma identidade e hoje conseguimos. A garra, a vontade de exercer uma profissão de qualidade, foram dois estímulos fundamentais para chegarmos até aqui... 30 anos. 30 anos de uma caminhada imensa, de muita coisa vivida”, pontuou.

A diretora Terezinha Ataíde destacou o momento único. Ímpar. “Estou muito feliz em poder comemorar esses 30 anos da nossa Faculdade de Nutrição, além de prestar essa homenagem às duas primeiras turmas. Sou a primeira egressa que se fez professora e outros vieram, o que é muito bom. E eu acho que o papel dos pioneiros é esse mesmo, construir uma base e uma solidez para os que virão”.

E na opinião de Emília Wanderley, uma das homenageadas, o momento é de reconhecimento. “Eu me senti honrada em receber essa homenagem. É um reconhecimento, ou seja, do ponto de vista profissional, é uma valorização com quem ela está formando. É a nutrição se atualizando enquanto ciência e do ponto de vista dos profissionais que a Ufal coloca no mercado e para a vida. Eu só posso estar feliz com isso, que é uma forma de mostrar e preservar uma memória da nossa Fanut”, concluiu.