Ufal participa de evento Internacional de Comunicação

Professor Niraldo de Farias, coordenador da Assessoria Internacional, representou a instituição e destacou a importância do Ciseco

25/09/2013 14h00 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h30
Antônio Fausto Melo, Niraldo de Farias, da Ufal, Antônio Luiz Oliveira Heberlê e Eliseo Verón na mesa de abertura (Fotos Manuel Henrique)

Keila Oliveira – estudante de Jornalismo

O 4º Pentálogo do Centro Internacional de Semiótica e Comunicação (Ciseco), teve início na última segunda-feira (23), na cidade de Japaratinga–AL, com o tema “A Rua do século 21 – Materialidade Urbana e ‘virtualidade’ cibernética”. O evento reúne pesquisadores de todo o Brasil e de outros países como Argentina, Colômbia, Suíça, Portugal e França para discutirem sobre a rua como um espaço de observação e refletir questões que envolvem este ambiente, numa perspectiva contemporânea urbana, real e no ciberespaço.

A abertura do Pentálogo ficou sob a responsabilidade de alguns integrantes da Diretoria do Ciseco como o presidente, Antônio Fausto Neto, e os professores Antônio Luiz Oliveira Heberlê e Eliseo Verón juntamente com o coordenador da Assessoria de Intercâmbio Internacional (ASI), Niraldo de Farias, que representou a universidade.

Niraldo falou sobre a participação da Ufal no evento, que se deu por intermédio da professora Sandra Nunes, do curso de Comunicação Social (COS) e destacou: “É uma honra poder receber um evento de tal importância na área de comunicação em Alagoas. Agradeço a confiança da diretoria do Ciseco em fazer o 4º Pentálogo aqui em nosso Estado. Com esse mar, esse sol, a rua tem tudo pra dar certo”.

O professor Antônio Fausto Neto, presidente do Ciseco, deu as boas-vindas aos participantes e comentou sobre a proposta do tema do 4º Pentálogo. “Estamos apostando não apenas em conceitos com dimensões universitárias, mas também em outros estilos para discussões comunicacionais”. Já o professor Eliseo Verón agradeceu a todos os parceiros, patrocinadores e instituições que apoiaram o Ciseco e evidenciou o fato do crescimento da participação de pesquisadores da área de semiótica nas edições do evento.

Programação

A programação do Ciseco seguiu com palestras de professores durante o dia. A partir desta quarta-feira, 25, o evento abre espaço para as apresentações dos trabalhos de artigos no 2° Colóquio: Semiótica das Mídias, que terá a participação de alguns professores do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Arte (Ichca) da Ufal. O coordenador do curso de Comunicação, Amílton Gláucio, e os professores Sandra Nunes, Andréa Moreira, José Guibson Dantas, Manoella Neves, Alessandra Marchioni e Maria da Graça Gurgel, da Faculdade de Direito, também marcaram presença.

A cerimônia de encerramento do 4º Pentálogo será nesta sexta-feira, 27, com a mesa composta pela diretoria do evento.