Ufal ganha investimentos de R$ 9,4 milhões da Finep

Os recursos do CT-Infra serão destinados à compra de equipamentos para cinco projetos aprovados, o que representa cerca de 60% de aprovação do que foi solicitado

12/09/2013 19h40 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h30

Manuella Soares - jornalista

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep) da Universidade Federal de Alagoas está comemorando os resultados preliminares do Fundo Setorial CT-Infra 2013 divulgado pela Financiadora de Estudo e Projetos (Finep). A Ufal superou o maior índice de aprovação que obteve desde o ano 2001, quando conquistou a primeira proposta aceita.

O total do investimento no edital 2013 é de R$ 9,4 milhões, o que representa a aprovação de quase 60% de tudo o que foi solicitado. “Com esse montante aprovado, a Ufal caminha na direção da consolidação de sua infraestrutura de pesquisa multiusuária. Estão de parabéns os pesquisadores envolvidos, que de forma cuidadosa e profissional construíram a proposta institucional. Gostaria de agradecer o apoio incondicional recebido dos meus parceiros na gestão e na Fundeps [Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa], no sentido de viabilizar todo o processo de elaboração da proposta”, destacou a pró-reitora da Propep, Simoni Meneghetti.

Os cinco projetos contemplados este ano são das áreas de saúde e tecnologia com caráter multidisciplinar. Dois deles conseguiram fomento para dar continuidade aos trabalhos, como foi o caso da aprovação da implantação dos laboratórios de Microtecnologia Aplicada (6ª fase do MATDISPBIO), e o financiamento para aquisição de equipamentos do Núcleo de Pesquisas em Nanotecnologia em Saúde (3ª fase do Nanofarbio).

Já outros três projetos vão viabilizar a implantação do Núcleo Tecnológico Ambiental da Ufal (NTA); a aquisição de um Microscópio Eletrônico de Transmissão (MET) para compor a Central Institucional de Microscopia e Imagens, além de obras de melhoria da infraestrutura dos Programas de Pós-Graduação do Centro de Ciências Agrárias da Ufal.

O resultado final do edital de 2013 está previsto para ser divulgado em 25 de outubro.

Confira quais foram os cinco projetos contemplados:

- Implantação do Núcleo Tecnológico Ambiental da Ufal (NTA): coordenado pelo professor Paulo Cesar Correia Gomes é uma obra física que vai abrigar laboratórios de pesquisa envolvendo questões ambientais e as áreas tecnológicas por meio dos programas de pós-graduação em Recursos Hídricos, Engenharias Civil, Química e de Materiais, Arquitetura e Urbanismo, Química e Biotecnologia;

- Microscópio Eletrônico de Transmissão (MET): o projeto é coordenado pelo professor Mario Roberto Meneghetti e é constituído por um  equipamento de microscopia de transmissão eletrônica (TEM), para caracterizações avançadas das áreas de Química, Física, Materiais, Biotecnologia, Farmácia e Biologia, que comporá a Central Institucional de Microscopia e Imagens.

- Melhoria da infraestrutura dos Programas de Pós-Graduação do Centro de Ciências Agrárias da Ufal: o projeto coordenado por Laurício Endres é para obras de ampliação dos laboratórios de Fisiologia Vegetal, de Tecnologia de Produção e, de Irrigação, que vão beneficiar os grupos de pesquisa do Ceca.

- Nanofarbio: é a consolidação do Núcleo de Pesquisas em Nanotecnologia em Saúde que chega à terceira sob coordenação de João Xavier de Araújo Junior para aquisição de  equipamentos de médio e grande porte. O objetivo é oferecer uma estrutura de apoio às atividades das áreas de Farmácia, Química e Biotecnologia, Saúde e Nutrição.

- Implantação dos laboratórios de Microtecnologia Aplicada: a sexta fase do Matdispibio tem coordenação de Marcos Vermelho para compra de equipamentos complementares ao parque já instalado, constituído de sistema de litografia sem máscaras e sistema de corte de precisão para caracterização de Dispositivos Eletromecânicos, Eletroluminescentes e Biosensores, espectrômetro de fotoluminescência e sistema de ultrassom de arquitetura aberta com o objetivo de consolidar a área de acústica não-linear (ANL).