Ufal está entre as 38 melhores universidades do país

Ranking Universitário da Folha aponta os cursos com melhor índice no quesito ensino: Arquitetura, Engenharia Civil, Medicina e Farmácia

09/09/2013 19h35 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h30

Simoneide Araújo – jornalista

O Ranking Universitário da Folha (RUF), edição 2013, aponta a Universidade Federal de Alagoas como 38ª melhor entre as 192 instituições de ensino superior analisadas. Dos 26 cursos da Ufal avaliados no quesito ensino, quatro foram destaque: Arquitetura (13º), Engenharia Civil (16º), Medicina (41º) e Farmácia (43º).  

Essa avaliação mede a qualidade dessas IES, avaliadas de acordo com os indicadores ensino, pesquisa, mercado de trabalho, inovação e internacionalização. Na área de ensino, são levados em consideração quatro subindicadores: a pesquisa realizada pelo Datafolha com 464 professores que avaliam os cursos de graduação para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) do Ministério da Educação; professores com doutorado e com dedicação integral (dados do MEC); e a nota do Exame nacional de Desempenho do Estudante (Enade).

Para cada indicador há vários subindicadores, como por exemplo: na área de pesquisa são considerados trabalhos científicos publicados pela instituição; citações desses trabalhos em outras pesquisas; publicações em revistas científicas erecursos captados em agências de fomento.

A média obtida pela Ufal foi 68,7 e entre as instituições do Nordeste, ficou à frente das universidades federais de Campina Grande (UFCG - 40ª posição), de Sergipe (UFS - 51ª), do Maranhão (UFMA - 57ª) e da Rural de Pernambuco (UFRPE – 72ª). No ranking geral, superou a PUC Minas (41ª); Unisinos (42ª); PUC São Paulo (43ª); as universidades federais Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ – 44ª), e do Triângulo Mineiro (UFTM – 47ª).

Como é feito o RUF

O Ranking Universitário da Folha é uma iniciativa da Folha de São Paulo que busca medir a qualidade das 192 universidades do país e dos cursos de graduação, a partir de metodologia própria. Foram avaliadas as 30 carreiras com mais matriculados nas áreas de ensino e de mercado de trabalho.