TRT de Alagoas homenageia reitor da Ufal

Eurico Lôbo recebe a comenda Grã-cruz, da Ordem do Mérito A medalha da Ordem do Mérito Ministro Silvério Fernandes de Araújo Jorge

17/09/2013 15h40 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h30
Desembargador João Leite entrega comenda ao reitor Eurico Lôbo

Redação Ascom

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de Alagoas realiza solenidade para entrega das Comendas da Ordem do Mérito Ministro Silvério Fernandes de Araújo Jorge. O reitor da Universidade Federal de Alagoas, Eurico Lôbo, foi uma autoridades agraciadas com a medalha no grau Grã-cruz.

A entrega das insígnias – nos Graus Grã-cruz, Mérito Ouro e Mérito Prata – foi feita pelo presidente do TRT, Severino Rodrigues dos Santos, e pelo vice-presidente da Corte, João Leite de Arruda Alencar, e pelos desembargadores Pedro Inácio da Silva e Jorge Bastos da Nova Moreira.

A Comenda, criada pela Resolução Administrativa nº 19, de 2 de junho de 1993, é concedida a eminentes juristas, personalidades nacionais e estrangeiras que tenham se destacado por suas atividades em prol da Justiça do Trabalho, bem como a servidores públicos por méritos funcionais. A solenidade aconteceu no auditório do Tribunal de Contas de Alagoas e reuniu magistrados, procuradores, advogados, políticos, servidores e empresários.

Patrono

A Ordem do Mérito é dividida nos graus Grã-cruz, Mérito Ouro e Mérito Prata. Silvério Fernandes de Araújo Jorge foi escolhido para ser o patrono da Ordem do Mérito do TRT de Alagoas por ter sua vida dedicada a serviço do império, sobretudo à magistratura. Nascido no dia 20 de julho de 1817, na Vila de Santa Maria Madalena de Lagoa do Sul (sede, da então comarca de Alagoas), foi promotor público de Maceió, juiz municipal de Penedo e Traipu, juiz de Direito em Cuiabá, deputado estadual por Mato Grosso e Alagoas, vice-presidente da província de Alagoas, fundador e presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, desembargador do Tribunal da Relação do Maranhão, de Pernambuco e de Fortaleza, procurador da Coroa e Ministro do Supremo Tribunal de Justiça. Faleceu em Recife, em 9 de julho de 1893.

Homenageados presentes

Maria Luíza Cleto - servidora requisitada do município de Maceió
Mary Lidian Ferraz - servidora do TRT/AL
Paulo Roberto Vieira - servidor do TRT/AL
Vera Lúcia Marques Freire - servidora do TRT/AL (in memoriam), representada por sua mãe, a senhora Ester Nunes Freire.