Proinart abre inscrição para novas produções audiovisuais

As inscrições prosseguem até o final de outubro

02/09/2013 19h50 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h30

Natália Oliveira – estudante de Jornalismo

O Programa de Iniciação Artística (Proinart) abre inscrições para seleção de produções audiovisuais de curtas-metragens da Universidade Federal de Alagoas. O projeto visa incentivar a comunidade acadêmica a criar obras cinematográficas, formar núcleos de produção em cinema na universidade, além de valorizar o cinema como uma ação cultural primordial para formação humanística e cidadã.

As inscrições devem ser realizadas pelos coordenadores entre 28 de agosto e 29 de outubro próximo. O formulário de inscrição está disponível no endereço www.ufal.edu.br/ufal/extensao/formularios, no link Assessoria Técnica de Projetos. O coordenador do projeto deverá apresentar apenas uma proposta.

O processo de análise e seleção das propostas acontecerá no período de 30 de outubro a 26 de novembro do ano vigente e quatro projetos serão contemplados. O resultado será divulgado a partir de 27 de novembro no site da Ufal.

Cada projeto selecionado terá quatro meses para a execução do cronograma do filme, terá direito a seis bolsas, cada uma no valor de R$400,00, além de quatro diárias para captação de imagem e quatro diárias para edição, disponibilizadas pela Universidade.

O Coordenador de Assuntos Culturais e diretor do Espaço Cultural da Ufal, professor Sérgio Onofre, reconhece a importância do projeto e acredita no avanço na área de cinema na instituição. “O edital vem como mais um elemento no processo de consolidação das ações que a universidade vem desenvolvendo no campo do cinema. Nós viemos trabalhando com atividades de exibição [cinematográfica] e agora avançamos com um passo maior ao estímulo à produção audiovisual universitária”, destacou.

Veja o Edital aqui.