Programa financia projetos de iniciação à docência

Os subprojetos da Ufal serão recebidos pela Prograd com prazo diferenciado

02/09/2013 17h06 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h30

Redação Ascom

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, está com inscrições abertas até o dia 4 de outubro. Financiado pela Capes, o Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Os alunos dos cursos de licenciatura da Ufal que participam de projetos de iniciação à docência em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino podem solicitar o subsídio.

A Pró-reitoria de Graduação (Prograd/Ufal) disponibilizou uma comissão para receber os subprojetos, até 13 de setembro, selecionar e uniformizar com o projeto institucional, garantindo assim, a melhor articulação das ações. Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.

Atualmente, coordenado pelo professor Wilmo Ernesto Francisco Junior e pela professora Sineide Montenegro, o Pibid da Ufal conta com projetos em todas as licenciaturas presenciais e na licenciatura à distância de Pedagogia. “O programa vem sendo marcante na formação dos novos docentes, bem como para fortalecer a imprescindível interação entre Universidade e escolas públicas na formação de professores. Os resultados do programa já são muito concretos e tendem a impactar ainda mais o cenário educacional regional e brasileiro”, destacou o professor Wilmo.

Além de vários trabalhos apresentados em eventos, os resultados dos projetos são publicados nos formatos de livros, capítulos de livros e artigos em periódicos. Um exemplo disso é a bibliografia intitulada “Universidade e Escola: diálogos sobre formação docente”, publicada pela Editora Universitária UFPE e organizada pelas professoras Lúcia de Fátima Santos, Suzana Barrios Luis e Sandra Regina Paz Silva.

“Mais do que um programa que concede bolsas, o diferencial do Pibid é sua capacidade de formação de pessoas, pautada em ações coletivas”, enfatizou Wilmo.