Pesquisadores da Ufal participam da 2ª Conferência Estadual da Educação

O evento começou dia 25 e prossegue até sexta-feira debatendo os temas do Conae

26/09/2013 11h39 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h30
Pró-reitor de Graduação, Amauri Barros (2º à direita), participou da mesa de abertura (Foto Agência Alagoas)

Pró-reitor de Graduação, Amauri Barros (2º à direita), participou da mesa de abertura (Foto Agência Alagoas)

Redação Ascom

Está sendo realizada no Hotel Ritz Lagoa da Anta, desde o dia 25, a 2ª Conferência Estadual de Educação, que é uma etapa preparatória da Conferência Nacional de Educação de 2014 (Conae). A promoção do evento é do Fórum Estadual Permanente de Educação de Alagoas, com o apoio da Secretaria de Estado da Educação e da Universidade Federal de Alagoas. O objetivo é organizar propostas para a definição e implementação de políticas públicas para a educação nacional. Na programação, participam vários pesquisadores da área de Educação da Ufal, que contribuem com subsídios para o debate. 

Os eixos em discussão são: O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação; Educação e diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos; Educação, trabalho e desenvolvimento sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde, meio ambiente; Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem; Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social; Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho; e  Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social dos recursos.

A conferência será encerrada no final da tarde de sexta-feira, 27, com a eleição dos delegados que vão representar Alagoas na Conferência Nacional de Educação, que será realizada de 17 a 21 de fevereiro de 2014, em Brasília, e terá como tema central "O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração".

Confira a programação completa da conferência estadual nos anexos. Para saber mais sobre o Conae 2014, veja o link http://conae2014.mec.gov.br/