NTI implanta serviço de criação de sites para eventos

A nova ferramenta já está disponível e por meio dela é possível ter a página online gratuita dos eventos associados à instituição

16/09/2013 20h20 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h30

Tayane Barreto – estudante de Jornalismo

Estudantes e servidores da Universidade Federal de Alagoas agora contam com mais um serviço oferecido pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI). Trata-se da plataforma de criação de sites para os eventos ligados à instituição. O objetivo é a padronização e a associação das páginas ao domínio da Ufal. A nova ferramenta é gratuita e já está disponível.

A página online pode ser feita em forma de blog e ser personalizada com cores e imagens características do evento. Através dela será permitido visualizar detalhes como local, data, programação, fotos e informações sobre os palestrantes e ainda inserir logomarcas de patrocinadores.

Também será possível realizar inscrições online, que permitirá o controle da relação de pessoas que se inscreveram na atividade, das que tiverem problemas em concluir a inscrição, das que estiveram presentes e ainda a emissão de certificados de participação para serem enviados por e-mail. A emissão de certificados é feita em parceria com o Eventick, outro site de criação de eventos.

De acordo com o servidor do NTI, Alexandre Marinho, a parceria não implica custos para a universidade nem para os organizadores do evento, apenas no caso de as inscrições serem pagas. “Quando o pagamento das inscrições é feito pela internet, por meio do Eventick, é descontada uma pequena taxa por causa da manutenção necessária para esse serviço, mas quando as inscrições são gratuitas, não há cobrança”, explicou.

Outra função da página online será a validação dos certificados. Neste caso, a pessoa que o receber poderá verificar sua veracidade a qualquer momento na internet.

Para ter o site é necessário encaminhar um ofício de solicitação ao NTI, que oferecerá todo o suporte técnico e o desenvolverá junto com a equipe organizadora da atividade. Os interessados devem ligar para o telefone 3214-1015 e obter mais informações com Alexandre Marinho.