Novo auditório do Centro de Ciências Agrárias reforça atividades acadêmicas

Com a primeira parte pronta, auditório do Ceca já pode receber atividades didáticas

20/09/2013 13h55 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h30
Novo auditório reformado

Ascom Fapeal

O Centro de Ciências Agrárias (Ceca) da Universidade Federal de Alagoas teve a reforma de seu auditório inaugurada na terça-feira, 17, com a presença do reitor Eurico Lôbo e da presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Janesmar Cavalcanti. Os recursos para a obra foram oriundos do Edital de Apoio a Programas de Pós-Graduação da fundação lançado ano passado.

O espaço, que tem o nome de Hamilton Soutinho em homenagem ao engenheiro agrônomo pioneiro nas pesquisas sobre cana-de-açúcar em Alagoas, tem capacidade para 104 pessoas e atenderá a demanda dos quatro cursos de pós-graduação do Ceca (Agronomia, Zootecnia, Proteção de Plantas e Energia da Biomassa). Com o aperfeiçoamento da estrutura física, o auditório poderá ser utilizado para as aulas que recebem maior quantidade de alunos, como também para as defesas de dissertações e teses.

O reitor Eurico Lôbo agradeceu à Fapeal e pediu apoio para a fundação. Para ele, que considera a atual gestão “competente, dedicada e propositiva” mediante os problemas enfrentados, a entidade “vem realizando a articulação local e nacional e esse trabalho deve ser reconhecido pela comunidade acadêmica, assim como o da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia”, completou. O reitor falou também de outras ações de apoio da Fapeal para a Ufal, como o Pró-Equipamentos, em que a fundação vai liberar R$ 500 mil na mais recente edição, e das bolsas de Iniciação Científica.

A Fapeal foi citada como parceira importante no desenvolvimento do Ceca ao longo dos anos. O diretor do Centro, Paulo Ferreira, agradeceu aos órgãos financiadores, entre eles a fundação, e aos professores da unidade acadêmica. O vice-diretor, Gaus Lima, lembrou que antes da reforma não havia lugar para reunir mais de trinta alunos para as atividades didáticas. “Com os novos cursos que estamos abrindo, a situação estava ficando cada vez mais difícil, mas agora isso foi resolvido”, disse, referindo-se ao auditório, que foi construído nos anos oitenta.

A alegria que sinto agora é imensa, não só como presidente da Fapeal, mas como alagoana, por tudo que vi aqui hoje, considerando a importância da agricultura, agropecuária e dos arranjos produtivos locais que temos ligados a esse setor e a contribuição que vocês dão e ainda poderão dar”, disse Janesmar.

“Precisamos ampliar o conhecimento aqui gerado e os serviços oferecidos e, nesse sentido, a Fapeal vem trabalhando com afinco. Na semana passada, tivemos o encerramento das submissões para mais um edital de apoio e o Ceca novamente apresentou projetos. Ainda esta semana, os alunos contemplados com a bolsa de iniciação científica do último edital do Pibic estarão assinando seus termos de outorga e em seguida começarão as atividades nas pesquisas. Além disso, vamos assinar um convênio para a realização de pesquisas na rede pública estadual de ensino básico, pois estamos convencidos de que também temos uma contribuição a dar nessa área”, relatou.