Inscrições abertas para o 2º Seminário Ensinar Geografia na Contemporaneidade

Interessados podem submeter trabalhos até 8 de setembro

06/09/2013 13h50 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h30

Myllena Diniz – estudante de Jornalismo

Entre 10 e 11 de setembro, acontece na Universidade Federal de Alagoas o 2º Seminário Ensinar Geografia na Contemporaneidade, no Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Igdema), no Campus A.C. Simões. O evento promove espaço para trocas de experiências, articulações e fortalecimento de pesquisas e práticas voltadas para o ensino dessa área do conhecimento.

De acordo com a professora Maria Francineila Pinheiro, coordenadora do evento, o Seminário busca aproximação entre a universidade e a sociedade. Neste ano, o encontro tem como convidado especial o professor Xose Manuel Souto Gonzalez, da Universitat de València, da Espanha. Os estudos do docente são voltados para a didática das Ciências Sociais.

A coordenação do Seminário reforça que o evento preza pela promoção do diálogo entre pesquisadores, alunos da graduação e  professores da Educação Superior e Básica. Entre os objetivos do evento também estão o incentivo à apresentação e ao debate de trabalhos acadêmicos, bem como a produção de documentos e publicações de referência para o Observatório de Educação Geográfica e o fomento às pesquisas do Grupo de Pesquisa em Educação Geográfica (Gpeg-AL).

As atividades terão início na terça-feira, 10, às 14h, com programação variada. No primeiro dia de evento, serão ministrados o minicurso A leitura cartográfica no ensino fundamental; a oficina As geotecnologias no Ensino de Geografia; e a conferência de abertura O desafio do ensino de Geografia no século 21, sob o comando de Xose Gonzalez.

Na quarta-feira, 11, os participantes poderão participar da oficina A construção de uma unidade didática e da conferência de encerramento A abordagem da cidade e do urbano nas aulas de Geografia.

Inscrição e submissão de trabalho

As inscrições para o evento acontecem via preenchimento de formulário online. Para submissão de trabalhos, os procedimentos também são pela internet. Os interessados devem enviar, até o próximo domingo, 8, resumos de seus trabalhos para o correio eletrônico discussoesgeograficas@gmail.com.

De acordo com a organização do Seminário, os trabalhos devem estar estruturados em texto corrido, com no máximo uma lauda e sem subdivisão de introdução, desenvolvimento e conclusão. Ainda assim, os candidatos precisam informar o conteúdo de seus estudos, os autores citados e a metodologia aplicada. Também é importante informar a experiência, os impactos do trabalho e sua importância para a formação acadêmica. No final, o texto deve conter, no máximo, três palavras-chave.

Os trabalhos devem ser digitados no processador de textos Microsoft Word e obedecer ao limite de 2 cm em todas as margens. O espaçamento exigido pela comissão organizadora é de 1,5 e a fonte, Times New Roman.

Relevância do evento

Nos últimos anos, cresceu o número de pesquisas voltadas para o ensino de Geografia. No entanto, os resultados ainda não são suficientes. Segundo Maria Francineila, é necessário investir em Educação Geográfica. “Precisamos de uma Educação que forme cidadãos ativos, além de educandos capazes de perceber o mundo e de intervir nele. Também é importante compreender as relações entre a sociedade e natureza, assim como entre todas as escalas geográficas”, reforçou.

O 2º Seminário Ensinar Geografia na Contemporaneidade busca despertar os profissionais da Educação Básica para as pesquisas e refletir sobre a atuação docente na contemporaneidade. As atividades têm o intuito de articular ideias e promover discussões.

O encontro é promovido pelo Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Igdema) e o Centro de Educação (Cedu). O evento também engloba o Grupo de Pesquisa em Educação Geográfica (Cpeg), o Laboratório de Educação Geográfica de Alagoas (Legal) e o Observatório de Educação Geográfica.