Fórum Literário Internacional compõe programação da 6ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas

Espaço para 250 pessoas contempla escritores e críticos literários do Brasil e do mundo

16/09/2013 20h25 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h30
Rosalvo Acioli coordena o Fórum Literário Internacional

Rosalvo Acioli coordena o Fórum Literário Internacional

Myllena Diniz – estudante de Jornalismo

O maior evento literário e cultural de Alagoas está cada vez mais próximo. Entre os dias 25 de outubro e 3 de novembro, o mote “Descobrir nas palavras a magia dos sentidos” será difundido pelos corredores da 6ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, a ser realizada no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no Jaraguá. Neste ano, a Bienal inclui em sua programação o 2º Fórum Literário Internacional, promovido pela revista Página Aberta.

Sob a organização do escritor, editor e promotor cultural Rosalvo Acioli, o Fórum é um espaço destinado à divulgação da literatura brasileira e estrangeira. De acordo com Acioli, o intuito do evento é a promoção de convergência cultural e literária entre escritores e leitores. “Pretendemos fomentar a criação literária, incentivar a leitura, desenvolver o conhecimento e estimular o debate de especialistas, estudiosos e leitores”, destacou.

A expectativa é de que, aproximadamente, 250 pessoas participem diariamente das atividades do 2º Fórum Literário Internacional. Segundo os organizadores do encontro, a proposta é reunir público diversificado – entre escritores, artistas, jornalistas, historiadores, sociólogos, acadêmicos e professores – em ambiente de debate e de ampliação de conhecimento.

Essa é a primeira vez que o Fórum compõe a programação da Bienal Internacional do Livro de Alagoas, promovida pela Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal). Para Acioli, a participação no evento é um avanço para o Estado. “A parceria será muito benéfica para os acadêmicos e os leitores alagoanos. A principal relevância do Fórum para a Bienal e para a sociedade alagoana é a certeza da repercussão da união de esforços da universidade e da revista Página Aberta, interessadas em promover a cultura e a Literatura”, reforçou.

Gilberto Mendonça Teles, Raimundo Carrero, Gilberto Araújo e Antonio Miranda são algumas das atrações nacionais confirmadas para o 2º Fórum Literário Internacional. Todos eles desenvolvem trabalhos relacionados à Literatura, seja como poeta, ensaísta, romancista ou crítico literário.  Entre os convidados internacionais estão Catherine Dumas, professora da Universidade de Paris e tradutora francesa, e Rúmen Stoyanov, tradutor búlgaro e professor da Universidade de Sofia.

O Fórum Literário Internacional é uma realização da revista literária Página Aberta, editada por Rosalvo Acioli e dirigida pelo escritor Arnaldo Paiva. A atividade tem o apoio da Ufal, do Sebrae-AL, da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico de Alagoas e da Companhia Mercantil Agropecuária Pratagy. Em 2011, a primeira edição do evento contou com a participação dos escritores brasileiros Antonio Carlos Secchin, José Castello, Olga Savary e Pedro Maciel. Escritores estrangeiros foram representados por Andrea Ragusa (Itália) e Liliana Heer (Argentina).