Expofísica 2013 atrai alunos das escolas de ensino médio de Alagoas

O evento é uma promoção do Instituto de Física do Campus A. C. Simões , de 25 a 27 de setembro

19/09/2013 20h05 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h30
Professora Maria Tereza Araújo, coordenadora da Expofísica

Professora Maria Tereza Araújo, coordenadora da Expofísica

Diana Monteiro – Jornalista 

A Física da Música, a Biofotônica, o Barato da Física e a Física do Cinema 3D,  com mostras de experimentos didáticos e realização de experimentos com uso de lasers, integram  este ano  a programação dos seis estandes temáticos da Expofísica 2013, a se realizar de 25 a 27 próximos, no Instituto de Física da Universidade Federal de Alagoas. 

 O evento conta com a parceria da Pró-reitoria de Extensão (Proex) e Usina Ciência e tem como objetivo estimular o jovem a procurar a profissão de Físico, informando sobre as oportunidades de pesquisa, ensino e emprego nas diversas áreas existentes, além de atualizá-los com temas que são discutidos mundialmente. 

 A disputada inscrição para a Expofísica 2013 proporciona a participação de cerca de 2 mil alunos do ensino médio oriundos de escolas públicas e particulares da capital e do interior do Estado. Durante três dias o evento transcorrerá de 8 às 18 horas e alunos da graduação presencial e a distância do curso serão monitores dos estandes temáticos. 

 “Foram formadas 12 turmas, divididas em grupo de até 110 pessoas  para cada turno pré-estabelecido, com  duas horas  de visitação. A formação de grupos é para que todos tenham acesso ao que o evento oferta””,  destaca Maria  Tereza de Araújo, coordenadora do evento desde  a primeira edição. 

 Além das escolas de ensino médio de Maceió, a Expofísica 2013 contará com visitação de alunos de Escolas de Coruripe, Rio Largo, Santa Luzia do Norte, Penedo, São Miguel dos Campos, Delmiro Gouveia, Arapiraca, União dos Palmares, Arapiraca e Paulo Afonso.

“Nosso interesse é abrir o Instituto de Física à comunidade, oferecendo oportunidade de desenvolver com os extudantes uma série de atividades extracurriculares, com ênfase a atividades informativas sobre as novas perspectivas  em Ciência e Tecnologia na sociedade moderna. Também queremos informar sobre novas oportunidades profissionais na área”, reforça a coordenadora Tereza Araújo , doutora na área Óptica. 

 Aprendizado e conhecimento científico 

 A professora Tereza Araújo destaca que para alunos do ensino médio há uma grande carência relacionada com temas da Física Moderna e suas contribuições ao nosso cotidiano. Desde a primeira edição há 13 anos, o evento se propôs a despertar a curiosidade científica de seu publico alvo e suprir espaços não preenchidos com os conteúdos programáticos desenvolvidos em suas escolas de origem.

A Expofísica é uma ação de extensão que desperta reflexo positivo para o curso de Física da Ufal. Um dos saldos positivos foi a crescente demanda de candidatos registrada a cada processo seletivo para o curso de graduação.

“Atualmente a realidade é outra. Aumentamos em 100 por cento (de 30 para 60 vagas) as vagas de Física, ofertando dois cursos: de forma presencial (bacharelado diurno e licenciatura noturno), e a licenciatura dentro do Programa de Educação a Distância”, enfatiza a coordenadora. 

 Interfaces da Física 

Esse ano a Expofísica apresenta inovações, com  várias interfaces onde a Física está presente no cotidiano das pessoas. Demonstrações de como a ciência está embutida no ato de mergulhar, saltar de para-quedas, fazer exercícios físicos, bombear sangue nos órgãos internos e capilares, tocar instrumentos musicais, nas imagens do cinema 3D, nas diversas formas de energia existentes, dentre outros. “O evento tem como metas informar, desmitificar, mostrar a física que nos rodeia a partir de conceitos e observação de fenômenos no nosso dia a dia”, enfatizou a coordenadora.