Estudantes participam de encontro sobre empreendedorismo

O seminário estimula os jovens universitários a se tornarem empreendedores

06/09/2013 13h40 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h30
Antonio Oliveira, da ABRH-AL, Prefeitura de Maceió e FITS, foi um dos palestrantes

Antonio Oliveira, da ABRH-AL, Prefeitura de Maceió e FITS, foi um dos palestrantes

Lenilda Luna - jornalista 

Com o lema "Pontapé: toda grande ideia precisa de um", foi realizado no auditório da Reitoria, na manhã desta sexta-feira, 6, um seminário que tem o objetivo de estimular o espírito empreendedor entre os universitários. A proposta surgiu no Fórum Estadual de Micro e Pequenas Empresas, no qual a Ufal é representada pelo professor Hérmani Magalhães, que ensina Economia na unidade de Santana do Ipanema. "Este é o primeiro Pontapé que estamos realizando, mas pretendemos percorrer todas as unidades da Ufal no interior de Alagoas e mais doze outras instituições de Ensino Superior", informou o professor. 

Na abertura do encontro, a vice-reitora Rachel Rocha saudou a todos os participantes destacando o que a gestão tem todo o interesse em estimular os estudantes a colocarem em práticas suas ideias inovadoras. "Temos um time de primeira que trabalha para implantar essa mentalidade empreendedora dentro da Universidade", disse a reitora. Em seguida, Sávio Carnaúba, da Seplande, destacou que são os jovens universitários os responsáveis pelas mudanças no Estado. "Quem vai tornar Alagoas um lugar melhor, se não formos nós?", questionou ele aos alunos presentes. 

O primeiro palestrante da manhã foi Rodrigo Brito, da Aliança Empreendedora, uma experiência de empreendedorismo universitário que começou com uma incubadora, em Curitiba, para apoiar microempreendedores. A proposta cresceu mais do que o grupo de universitários poderia imaginar, no início, e hoje realiza projetos com empresas, governos e ONGs em todo o Brasil. "Até dez anos atrás, as pessoas buscavam segurança e comodidade. Ninguém falava em empreendedorismo, porque inovar era uma proposta de risco. Essa cultura mudou, atualmente, até mesmo no serviço público, os funcionários são estimulados a participar e propor mudanças", ressaltou Brito. 

A segunda palestra da manhã foi para apresentar a experiência da Alagoas Saneamento e Tecnologia Ambiental (Alsan), uma empresa da incubadora da Ufal, que presta serviços em tratamento de água, esgotos e afluentes. A manhã foi finalizada com a palestra de Antonio Oliveira, funcionário da Secretaria de Esportes de Maceió, membro da Associação Brasileira de Recursos Humanos em Alagoas e professor da Fits. "Queremos desmistificar esse conceito de que ser empreendedor é abrir uma empresa. Você pode ser empreendedor na sua área de trabalho, fazendo o melhor na empresa onde está contratado e buscando inovar os procedimentos", disse Antônio Oliveira.