Espaço de Leitura instalado no Campus do Sertão recebe nome de poeta delmirense

O homenageado é o poeta Severino de Souza Neto e o espaço é uma ação do Pibid do curso de Letras

16/09/2013 19h56 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h30

Diana Monteiro - jornalista 

Ao adotar a cidade de Delmiro Gouveia para fixar residência e de inspiração para a sua produção poética,  o paraibano Severino de Souza Neto não imaginou que seu talento viesse a despertar  o interesse para a elaboração de projetos destinados ao aprofundamento do conhecimento em leitura e produção de texto e contribuísse com a formação cultural e acadêmica de alunos da região sertaneja do Estado de Alagoas.  

No dia 3 de setembro, a comunidade acadêmica do curso de Letras do Campus do Sertão, por meio do subprojeto do Programa Institucional de Bolsas  e Iniciação à Docência (Pibid), fez ao poeta  uma justa homenagem: inaugurou na sede Delmiro Gouveia o Espaço de Leitura Severino Neto, criada para desenvolver atividades de leitura e produção de texto, sob a responsabilidade  de alunos bolsistas, tendo como público alvo estudantes do ensino médio da Escola Estadual Watson Clementino de Gusmão e Silva.   

A cerimônia de inauguração contemplou também à culminância de projetos aplicados em 2012 na escola, havendo ainda na oportunidade,  a publicação do jornal  Diário da Pedra. O jornal é resultante da produção textual e integra o projeto didático desenvolvido por alunos do ensino médio. Na oportunidade, os estudantes receberam do poeta Severino Neto um livro autografado. 

O evento foi prestigiado por familiares do homenageado, comunidade acadêmica do curso de Letras e vice-diretora da Escola Watson Clementino, professora Aline Noia. Presente também à cerimônia, a equipe de imprensa do Minuto do Sertão. 

“O poeta Severino Neto é certificado como Promotor de Práticas de Letramento (s), uma vez que alguns dos seus poemas despertaram a produção artístico-literário dos alunos do  ensino médio, como atividade de outro projeto didático  “Saboreando os sabores do Sertão”. Neste projeto  foram escritos poemas e pintadas telas sobre a temática dessa região alagoana”, destacou o professor Thiago Trindade Matias. 

O subprojeto do Pibid–Letras é financiado pela Capes e  desenvolve desde 2011, na Escola Watson Clementino, atividades que visam à formação docente de seus bolsistas/colaboradores e à promoção de práticas de letramento(s). As práticas têm como objetivo garantir a formação dos estudantes da escola como cidadãos poliglotas em sua língua materna.