Escola Técnica de Artes realiza desfile de moda

Produções foram idealizadas pelos alunos do curso de Desenhista de Moda

13/09/2013 11h40 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h30
Equipe e alunos do curso Desenhista de Moda (Fotos: Hugo Taques)

Natália Oliveira – estudante de jornalismo

Alunos, instrutores e técnicos do curso Desenhista de Moda realizaram no Espaço Cultural da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), na última sexta-feira, 6, um desfile de moda que marcou o final de mais uma etapa educativa. Ofertado gratuitamente pela Escola Técnica de Artes (ETA) da Universidade, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o curso proporcionou aos dezoito alunos matriculados a oportunidade de se profissionalizarem em desenho de moda.

Com o tema “As mãos que fazem arte”, o desfile contou com a presença de pessoas que participaram direta e indiretamente de todo o processo de realização do curso, incluindo familiares, amigos e responsáveis pelas inscrições dos alunos no Pronatec. A turma foi dividida em três grupos, cada um com seis estudantes, encarregados de produzir dois looks.

O público pôde conferir seis produções exibidas no desfile, confeccionadas com tafetá, musseline, organza, crepe e bordados, além dos croquis feitos por todos os estudantes. Atendendo a uma proposta de sustentabilidade sugerida no curso, três produções foram confeccionadas com materiais recicláveis, como saco de lixo, papel higiênico e anel de latinha, e também ficaram expostas no local.

Emocionados, os presentes puderam acompanhar a realização de um sonho. Em seu discurso de agradecimento, o aluno Josias Torres, 46, compartilhou a felicidade de ter sido convidado por uma escola de balé para desenhar os figurinos de um espetáculo. Figurinista de quadrilha de São João, Torres queria inicialmente cursar corte e costura. Como não havia oferta, migrou para o curso de Desenhista de Moda e garante estar parcialmente satisfeito. “Foi uma porta que veio na hora que eu precisava. Estou 50% realizado. Só falta eu fazer o curso de Corte e Costura”, declarou.

Todo o período do curso, desde o primeiro dia de aula até o momento do desfile, foi visto pela equipe e pelos próprios estudantes como exemplo de perseverança e superação. Como a maioria destes não tinha habilidade para desenhar roupas ao ingressar no curso, ver seus próprios modelos fora do papel é uma conquista. “Estar tudo pronto [produções] foi uma maravilha. Conseguimos realizar algo que estava no papel, algo que muitas vezes não acontece. Hoje, estou desenhando muito melhor”, afirmou a aluna Joyce Lacerda.

Instrutores e técnicos não pouparam elogios à turma, destacando o interesse, talento, empenho e a cumplicidade presentes nos alunos. “A turma é excelente. Eles realmente aprenderam, se empenharam, evoluíram. Não são só desenhistas, são criadores de moda”, elogiou a instrutora e designer de moda Maíra Mendes.

Desenhista de Moda

O curso é dividido em três módulos, ministrados por três instrutores. No primeiro módulo, o aluno é apresentado ao mundo da moda, onde aprende a técnica de desenho, desenvolvendo a habilidade manual para traçar o corpo humano e suas proporções. No segundo, o aluno estuda a estrutura de luz e sombra, que faz parte do acabamento do desenho, a utilização de cores e o desenho técnico. Por fim, no terceiro módulo, o aluno pesquisa e aprende sobre processo criativo de uma coleção e planejamento de um desfile.