Educação empreendedora é tema de encontro em Alagoas

Evento acontece nos dias 3 e 4 de setembro e visa estimular o empreendedorismo em todos os níveis de educação

02/09/2013 15h45 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h30

Tayane Barreto – estudante de Jornalismo

Nos próximos dias 3 e 4 de setembro, Maceió sedia o 1º Encontro Alagoano de Educação Empreendedora (EAEE), que tem o objetivo de debater com educadores do estado a importância de inserir o empreendedorismo em todos os níveis de ensino. O evento acontecerá a partir das 8h no Hotel Ritz Lagoa da Anta, situado na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, em Cruz das Almas.

O encontro, direcionado a professores, secretários de educação, reitores, pró-reitores e diretores de faculdades, trará profissionais importantes no cenário nacional e internacional. No primeiro dia haverá a participação do professor e pesquisador José Pacheco, criador da Escola da Ponte de Portugal; Rose Mary Almeida, coordenadora do Núcleo de Empreendedorismo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) de São Paulo; e Ilana Nasser, do Instituto Empreender Endeavor. Ainda no dia 3, será lançado o Seminário de Empreendedorismo Universitário (Pontapé) e o Desafio Universitário Empreendedor do Sebrae.

Já no segundo dia, profissionais de vários lugares do país integrarão as mesas-redondas “Empreendedorismo no Ensino Superior” e “Empreendedorismo no Ensino Fundamental e Médio”. O foco é o debate acerca do comportamento empreendedor como parte da formação de novos profissionais de modo que educadores possam estimular seus alunos a se prepararem para o mercado de trabalho em uma empresa ou abrindo o próprio negócio.

Apesar de o evento ser voltado para a área da educação, qualquer pessoa pode participar. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo site do Fempe: http://www.fempe.al.gov.br/. Confira a programação completa do encontro aqui. Mais informações através do e-mailforummpe@gmail.com.

Organização

O EAEE é coordenado pelo Fórum Estadual das Micro e Pequenas Empresas (Fempe) e tem como realizadores a Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL).

Pontapé

O Fempe também está coordenando o Seminário de Empreendedorismo Universiário, o Pontapé, que, assim como o EAEE, integra ações do Programa Estadual Alagoas Tem Pressa. O professor do Campus do Sertão Hémani Magalhães, que também faz parte da organização dos dois eventos, explica a diferença entre eles. “O Encontro é voltado para professores e gestores da educação e busca inserir o empreendedorismo nos vários níveis de ensino, desde o fundamental até o superior. Já o Pontapé é um ciclo de seminários que visa incentivar e estimular o espírito empreendedor nos estudantes de graduação e pós-graduação”, ressaltou. O Seminário acontece no dia 6 de setembro, no auditório da Reitoria da Ufal, em Maceió.

Mais informações sobre o Pontapé aqui.