Ebserh realizará concurso para hospitais universitários do Rio Grande do Norte

12/09/2013 11h37 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h30
O Hospital Universitário Onofre Lopes, com quadro de 1,324 profissionais, poderá passar a ter 1.760 funcionários

Ascom Ebserh

Os hospitais vinculados às universidades federais do Rio Grande do Norte (UFRN) poderão contratar novos profissionais de diferentes especialidades. A autorização para a contratação, que será feita por meio de concursos públicos promovidos pela Empresa Brasileira de serviços Hospitalares (Ebserh), foi publicada por meio das portarias nº 27, nº 28 e nº 29, do dia 9 de setembro, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, na edição desta terça-feira, 10, do Diário Oficial da União, seção 1, página 65.

As contratações permitirão a regularização de parte da força de trabalho que hoje atua nos hospitais com vínculos considerados irregulares pelos órgãos de controle. Além disso, possibilitarão a ampliação e a qualificação da oferta de serviços de saúde à população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com os novos postos de trabalho, os hospitais poderão reativar leitos hoje sem uso em decorrência da falta de recursos humanos. Levantamento da Ebserh aponta para a existência de aproximadamente mil leitos desativados — 10% do total existente nos 47 hospitais universitários que integram a rede federal.

A Maternidade Ana Bezerra, hoje com 186 funcionários, poderá contar com 480 profissionais. No caso do Hospital Universitário Onofre Lopes, o quadro de 1.324 profissionais poderá passar a 1.760. Já a Maternidade Escola Januário Cicco, atualmente com 596 colaboradores, poderá chegar a 782 funcionários. Parte dos funcionários em atividade nas três unidades tem vínculo a ser regularizado.

As contratações resultam de contrato de parceria firmado entre a Ebserh e as universidades às quais os hospitais estão vinculados. A recomposição do quadro de pessoal é uma das iniciativas do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf) e atende determinação dos órgãos de controle. A partir da autorização, a Ebserh e a superintendência de cada hospital definem os cargos necessários para, em seguida, publicar os editais de seleção.

Concursos – Além dos hospitais do Rio Grande do Norte, a Ebserh já realizou concurso público para o Hospital Universitário do Piauí e estão em andamento concursos para os hospitais universitários de Brasília (HUB) e da Universidade Federal do Maranhão (HUUFMA) e para o hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC/UFTM). Os profissionais admitidos nos concursos públicos serão contratados pela Ebserh sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e farão jus aos planos de Cargos, Carreiras e Salários e de Benefícios da empresa.