Desfile da Emancipação homenageia Escola Técnica de Artes

Evento será um espetáculo que unirá arte e educação no Palco Arena, em Jaraguá

13/09/2013 10h24 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h30

Tayane Barreto – estudante de Jornalismo

Este ano o desfile cívico de 16 de setembro será diferente. A data em que é comemorada a emancipação política de Alagoas será marcada por um cortejo cênico, semelhante a uma fábula, com o tema Alagoas em cena: Arte e educação. O evento, que antes acontecia ao longo da Avenida da Paz, será realizado no espaço Palco Arena, em Jaraguá, a partir das 15h30.

A Escola Técnica de Artes (ETA), que faz parte da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), será homenageada devido à contribuição na formação de profissionais dos vários tipos de arte no Estado. O professor e coordenador do curso de Teatro, David Farias, será o diretor cênico do desfile. Para ele, esta é uma oportunidade de divulgar o trabalho da Escola.

A felicidade veio em dobro neste projeto. Primeiro pelo convite, que é um sinal de reconhecimento do meu trabalho desenvolvido no Estado como diretor e também como servidor da Ufal, por ver desfilando a instituição onde trabalho em uma homenagem justa. Segundo porque é, ao mesmo tempo, uma prestação de serviço, pois a população poderá conhecer os cursos gratuitos que ofertamos”, ressaltou o professor.

Os mais de 40 cursos ofertados pela ETA, entre cursos técnicos e do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), estarão representados em placas no formato da máscara da tragédia e comédia, conduzidas por alunos.

Espetáculo

Com o formato de cortejo temático cenográfico, o espetáculo acontecerá em cinco atos: 1º: Cívico, 2º: Circo, 3º: Dança, 4º: Teatro e 5º: Representações e expressões. A ETA desfila no quarto ato, uma alusão ao curso técnico de Teatro, de onde surgiu a Escola.

No último ato, em um tablado denominado “bastidor das artes”, acontecerá uma mostra de encenações compactas de representações e expressões das artes alagoanas. Alunos de outras escolas também participarão do desfile retratando as diferentes linguagens artísticas e o universo cênico do Estado.

De acordo com David, à mudança do local do evento foi importante, pois o Palco Arena, situado no estacionamento de Jaraguá, será transformado em uma espécie de teatro a céu aberto, que proporcionará conforto e melhor visibilidade do espetáculo.

Escola Técnica

A ETA pertence ao Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (ICHCA) da Ufal e oferece ensino profissional técnico e prestação de serviços do campo das Artes para a comunidade em geral. Atualmente dispõe dos cursos técnicos de Teatro, Dança e Música. Este último nas modalidades Canto, Piano e Violoncelo. Ainda há a parceria com o Pronatec, que oferece mais de 30 cursos profissionalizantes na capital e no interior.

A Escola funciona no Espaço Cultural, situado na Praça Sinimbu, 206, Centro. Mais informaçãoes através do e-mail eta.ufal@gmail.com ou pelo telefone 3214-1614.