Curso de Aperfeiçoamento em Saúde e Prevenção nas Escolas promove aula inaugural

O curso é semipresencial e tem carga horária de 180 horas

03/09/2013 10h27 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h30

Redação Ascom 

Começam a partir de 23 de setembro os módulos obrigatórios do Curso de Aperfeiçoamento em Saúde e Prevenção nas Escolas ao uso de Álcool, Tabaco, Crack e outras Drogas, com término previsto para 30 de março de 2014. O conteúdo do curso será desenvolvido pela Universidade Federal do Vale do São Francisco, mas as orientações de acesso e desenvolvimento do ensino e da aprendizagem serão feitas pela Universidade Federal de Alagoas, por meio da Pró-reitoria de Extensão, em parceria com a Coordenação do Programa Saúde na Escola. A coordenadora é a professora Marta de Moura Costa, professora adjunta do Centro de Educação da Ufal. 

O curso é semipresencial e tem carga horária de 180 horas, destinadas a educadores, gestores educacionais e de saúde e profissionais de saúde que atuam em escola, interessados em ampliar seus conhecimentos sobre prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas e promoção da saúde na escola a partir da prática intersetorial. Haverá um recesso de 14 de dezembro de 2013 a 14 de fevereiro de 2014. 

O curso de Aperfeiçoamento em Saúde e Prevenção naEscolas ao uso de Álcool, Tabaco, Crack e outras Drogas tem o objetivo de capacitar educadores, profissionais da área de saúde e outros que atuem naescolas, de acordo com as definições dos programas lançados pelo governo federal para fazer frente ao uso crescente de drogas naescolas. 

Os programas "Saúde naEscola" e "Crack: é possível vencer" incluem essa capacitação para que os profissionais sejam capazes de lidar com essa grave problemática. Por enquanto, está sendo oferecido esse curso de aperfeiçoamento, mas a perspectiva é que em breve seja criado um curso de Especialização em Promoção da Saúde na Escola, que estimule novas linhas de pesquisa sobre a temática das drogas no contexto das escolas.