Ceca comemora a aprovação do doutorado em Produção Vegetal

O doutorado vai abrir o processo de seleção para a primeira turma em 2014

23/09/2013 12h15 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h30
Centro de Ciências Agrárias

Centro de Ciências Agrárias

Lenilda Luna - Jornalista

Mais uma conquista importante para a pós-graduação da Universidade Federal de Alagoas. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou o doutorado em Agronomia, com área de concentração em Produção Vegetal. O Centro de Ciências Agrárias já contava com o mestrado nessa área desde 1999. "A aprovação do doutorado, com conceito 4, demonstra a consolidação do trabalho realizado na Ceca e abre novas possibilidades de expansão das pesquisas realizadas", destacou Simoni Meneguetti, pró-reitora de Pós-graduação.

A previsão é que o edital seja lançado ainda no final deste ano, para seleção da primeira turma, que deve iniciar no primeiro semestre de 2014. "Temos agora a condição de formar doutores nessa área de concentração aqui no Estado, fortalecendo a produção de pesquisa. Isso é importante para a comunidade acadêmica e também para a área produtiva do Estado que pode contar com maior fundamentação científica", relacionou a pró-reitora.

A direção do Ceca comemorou a notícia, recebida no final da semana passada. "Quero expressar nossa gratidão a todos que contribuíram para esse processo, em especial aos docentes do Programa. Temos que ressaltar o empenho dos professores Eurico Lemos e João Correia, coordenadores da proposta, e parabenizar as professoras Vilma Marques e Sônia Broglio, atuais coordenadora e vice-coordenadora", declarou Paulo Vanderlei, diretor do Ceca.

O vice-diretor do Ceca, Gaus Silvestre de Andrade Lima, também agradeceu o apoio para essa conquista. "Agradecimentos especiais à equipe da Propep e à Reitoria da Ufal que também não mediram esforços para que esse sonho se concretizasse. É claro que não podemos esquecer da Fapeal, que vem apoiando esse programa desde sua criação", disse o vice-diretor. 

Linhas de Pesquisa 

As linhas de pesquisa em Produção Vegetal, que já são desenvolvidas no mestrado e devem ser aprofundadas no doutorado são: Melhoramento e Manejo de Culturas Tropicais, Ecofisiologia de Culturas Tropicais, Controle Integrado de Pragas e Doenças de Culturas Tropicais e Manejo do Solo e da Água na Produção Vegetal.