Carnaval e espaços públicos foram tema de palestra no Ciseco

Professor da Ufal, Bruno Cavalcanti, apresenta pesquisa sobre a festa de Momo em Maceió e a influência recebida de Pernambuco e Bahia

26/09/2013 17h10 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h30
Bruno Cavalcanti, professor do Instituto de Ciências Sociais da Ufal

Redação Ascom

Mobilidade urbana é o tema central discutido no 4º Pentálogo, evento internacional de Semiótica e Comunicação em Alagoas, promovido pelo Centro Internacional de Semiótica e Comunicação (Ciseco), que acontece até a sexta-feira, 27, em Japaratinga-AL. Nesse contexto, o professor da Universidade Federal de Alagoas, Bruno Cavalcanti, levou a temática carnaval e espaços públicos.

O antropólogo mostrou resultados da pesquisa sobre “Carnaval e Espaço Público: formas, cenas e estratégias da ação coletiva no tempo festivo”. Os dados mostraram o carnaval em Maceió, a partir de análise comparativa de modelos festivos da Bahia e de Pernambuco e como as manifestações desses dois estados influenciaram a festa momesca na capital alagoana.

Bruno foi um dos quatro palestrantes brasileiros do Pentálogo 4 e falou sobre o evento. “A programação foi extremamente criativa, com uma participação muito intensa dos congressistas nas mesas e nos GTs (Grupos de Trabalho), além do grande interesse mútuo dos participantes. O cenário acolhedor onde o evento está sendo realizado também deve ter contribuído bastante”, declarou.

Mais Ufal no Ciseco

Outros professores da Ufal também participaram do evento, apresentando projetos nos GTs. Alessandra Marchioni e Maria da Graça Gurgel, da Faculdade de Direito; Andréa Moreira, José Guibson Dantas, Manoella Neves e Sandra Nunes, do curso de Comunicação Social. Sandra Nunes também foi uma das organizadoras do Ciseco, com a colaboração de alunos de Jornalismo e Relações Públicas.

Os GTs do 2º Colóquio reuniram os pesquisadores em torno de temas como A Rua, Processos de Midiatização 1 e 2; Jornalismo, Semiótica 1 e 2, Redes Sociais, Comunicação e Cidade. O professor José Guibson avaliou positivamente o GT “A Rua”, destacando a qualidade das discussões sobre os estudos de recepção midiática. A professora Andréa Moreira também ressaltou a interação entre os pesquisadores e o nível dos trabalhos apresentados no GT Semiótica 1.

Conferencistas internacionais

A conferência principal do evento do Colóquio foi proferida por Georges Amar, da RRATP – Metrô de Paris (França).  Ele falou sobre “La Nueva Era de la Mobilidad”.  Outros conferencistas internacionais marcaram presença: Adriano Rodrigues, da Universidade Nova de Lisboa (Portugal); Oscar Travessa, do Instituto Nacional del Arte (Argentina); Mario Carlón, da Universidade de Buenos Ayres (Argentina); Armando Silva, da Universidad Nacional de Colombia; e Martín Muñoz, da Universidad Nacional de General Sarmiento (Argentina).

Último dia

Nesta sexta-feira, 27, último dia do vento, o pesquisador Muniz Sodré, da universidade Federal do Rio de Janeiro, vai proferir a palestra “A Rua no Espaço das Redes”. Os outros convidados para o encerramento são Adriana Braga e Robert K. Logan, da PUC do Rio de Janeiro que vão abordar os “Usos Subsversivos do Telefone Celular nas Ruas do Rio de Janeiro”. A programação completa pode ser consultada no http://www.ciseco.org.br.