Capes divulga período de inscrições para Programa de Iniciação à Docência

Na Ufal, os subprojetos serão recebidos até o dia 13 de setembro

02/09/2013 18h45 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h30

Estão abertas até o dia 4 de outubro as inscrições para projetos institucionais do Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência). Financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica.

O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES), em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.

Na Ufal, os subprojetos serão recebidos por uma comissão designada pela Pró-Reitoria de Graduação até o dia 13 de setembro. A comissão será responsável por selecionar e uniformizar os subprojetos com o projeto institucional para garantir a articulação das ações.

Atualmente coordenado pelo professor Wilmo Ernesto Francisco Junior e pela professora Sineide Montenegro, o Pibid da Ufal conta atualmente com projetos em todas as suas licenciaturas presenciais e na licenciatura não presencial de pedagogia. “O programa vem sendo marcante na formação dos novos docentes, bem como para fortalecer a imprescindível interação entre universidade e escolas públicas na formação de professores. Os resultados do programa já são muito concretos e tendem a impactar ainda mais o cenário educacional regional e brasileiro”, argumenta o professor Wilmo.

Além de inúmeros trabalhos apresentados em eventos, a publicização dos resultados vem ocorrendo por meio de livros, capítulos de livros e artigos em periódicos. Parte dos resultados do Pibid/UFAL pode ser encontrada no livro “Universidade e Escola: diálogos sobre formação docente” (Editora Universitária UFPE), organizado pelas professoras Lúcia de Fátima Santos, Suzana Barrios Luis e Sandra Regina Paz Silva.

Ainda de acordo com o professor Wilmo: “Mais do que um programa que concede bolsas, o diferencial do Pibid é sua capacidade de formação de pessoas, pautada em ações coletivas.”

O envio dos subprojetos à comissão da UFAL deverá ser realizada até o dia 13 de setembro (conforme modelo) para o e-mail coordenaçãopibidufal@gmail.com, juntamente com documento do colegiado indicando os coordenadores de área. Maisesclarecimentos podem ser obtidos na página da Capes ou pelo correio eletrônico: coordenaçãopibidufal@gmail.com