Alunos de Agronomia do Campus Arapiraca visitam Distrito de Irrigação em Petrolina

Grupo teve acesso a atividades de irrigação desenvolvidas no interior do Nordeste

09/09/2013 14h10 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h30
Técnicos da Fazenda Santa Elena expõem técnicas de cultivo de uva para alunos de Agronomia

Myllena Diniz – estudante de Jornalismo

Atividade extracurricular proporcionou a estudantes de Agronomia do Campus Arapiraca ampliação de conhecimentos e compreensão de conteúdos vistos em sala de aula. Na sexta-feira (30), alunos da disciplina Agricultura Irrigada e membros do Grupo de Manejo de Irrigação fizeram visita técnica ao Distrito de Irrigação Nilo Coelho (Dinc) e  à Fazenda Santa Elena.

Sob a supervisão dos professores Márcio Aurélio Santos e Daniella Santos, os estudantes  acompanharam procedimentos de distribuição de água, por meio de visita a uma estação de bombeamento. Na ocasião, o grupo conheceu todo o sistema de automação do perímetro.

Além da oportunidade de entender a atuação do Dinc, situado no município de Petrolina (PE), os estudantes participaram de atividade na Fazenda Santa Elena, considerada referência pelo cultivo de videira irrigada. Na fazenda, os alunos tiveram acesso à exposição de técnicas de manejo adequadas para a irrigação, promovida por profissionais do local.

O professor Márcio Aurélio Santos  destacou a importância da atividade para a formação dos estudantes. Segundo o docente, a irrigação é um setor relevante para o desenvolvimento regional. “No Nordeste, principalmente nos Estados da Bahia e de Pernambuco, a fruticultura Irrigada permite o desenvolvimento de polos regionais de produção e exportação. A técnica da reservação, com a adequada distribuição da água ao longo do ano, por meio da irrigação, é fundamental nesse tipo de produção”, destacou.