2ª Semana de Nutrição debate sistemas alimentares

Evento multidisciplinar reflete sobre a formação do nutricionista e seu papel na promoção da saúde

10/09/2013 22h12 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h30
Público acompanha programação da 2ª Semana de Nutrição

Público acompanha programação da 2ª Semana de Nutrição

Myllena Diniz – estudante de Jornalismo 

Entre os dias 9 e 10 de setembro, a Faculdade de Nutrição (Fanut) realiza a 2ª Semana de Nutrição e o 3º Seminário de Extensão do instituto. As atividades acontecem no auditório do antigo Csau, no Campus A.C. Simões, em Maceió. Na manhã da segunda-feira (9), o evento começou com palestras de pesquisadores de outras áreas do conhecimento, como Psicologia e Agronomia. A interdisciplinaridade demonstra a importância da integração entre diferentes profissionais para resultados práticos relevantes. 

O evento, organizado pelas professoras Glaucevane Guedes e Leiko Asakura, discute os sistemas alimentares, bem com o papel do alimento para a promoção e a proteção da saúde. Público participativo, composto por estudantes e professores de Nutrição, propiciou debates enriquecedores para a atuação dos nutricionistas. 

De acordo com Glaucevane Guedes, o evento tem relevância acadêmica e profissional. “O encontro surgiu da necessidade de comemorar o dia do nutricionista [31 de agosto], discutir a identidade do profissional e avaliar o projeto pedagógico do curso”, ressaltou. 

Os professores Siumar Tironi e Gerson Alves, do Centro de Ciências Agrárias (Ceca) e do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca), respectivamente, participaram do evento e apontaram o olhar da Agronomia e da Psicologia para os sistemas alimentares. “Nosso objetivo é dialogar sobre o processo de produção e consumo de alimentos, assim como analisar a relação do homem com o alimento”, reforçou Glaucevane Guedes. 

Tironi apresentou informações sobre a agroecologia, modo de produção sustentável que mantém o teor de nutrientes dos alimentos. “O intuito é ressaltar a importância da qualidade ambiental para a produção de alimentos e questionar a produção de alimentos contaminados por agrotóxicos”, destacou. 

Já Gerson Alves revelou como a Nutrição interfere no comportamento humano. “O processo alimentar é um pilar de sustentação para a vida. Tudo que fazemos está ligado a questões primitivas dos seres humanos, como processos nutricionais e reprodutivos. Existe uma modelagem nos organismos que vai definir como eles irão interagir com o ambiente, com base nos dois aspectos. No entanto, o organismo é capaz de se remodelar e de dar respostas diferentes daquelas que para as quais foi programado. Então, é possível observar o papel do indivíduo no controle do alimento e da vida”, explicou. 

A programação continuou com discussões sobre escolhas alimentares, apresentação de cordel, palestras com nutricionistas de diversas áreas de atuação e homenagem à primeira turma de nutricionistas formados pela Universidade Federal de Alagoas. Nesta terça-feira, 10, as atividades prosseguem com a oficina Alimentação Saudável, coordenada pela professora Cinthia Rodrigues, e com reflexões sobre projetos de extensão desenvolvidos na Fanut.