Ufal de Santana do Ipanema realiza projeto Sexta de Educação

Aulas começam nesta sexta, 2, e também estão previstas para os dias 16 e 30 de agosto

- Atualizado em

Tayane Barreto – estudante de Jornalismo

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em Santana do Ipanema realiza o projeto Sexta de Educação, que consiste em aulas de formação continuada para gestores e professores da educação básica. Acontece em algumas sextas-feiras, normalmente intercaladas, mas previamente divulgadas pela organização do curso. Estão previstos 18 encontros até maio de 2014. Neste mês de agosto, as aulas se iniciam nesta sexta, 2, e continuam nos dias 16 e 30, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), em Santana do Ipanema, sempre às 19h.

O tema da aula desta sexta será “Organização da Educação Brasileira na contemporaneidade” abordado pela professora do Campus do Sertão, Adriana Deodato. Em 16 de agosto, a professora do Campus Arapiraca, Solma Baltar, abordará as “Orientações metodológicas para a iniciação científica”; no dia 30, “A utilização dos suportes digitais e o plágio nas atividades escolares” será o tema discutido pelos professores Heder Rangel (Sertão), Anamelea Pinto (Cedu) e Rossana Gaia (Ifal/Maceió).

Para a execução do curso, a unidade da Ufal em Santana fez parceria com a 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e com o SWA Instituto. A atividade é voltada para gestores e coordenadores pedagógicos de escolas públicas, técnicos pedagógicos ligados à 6ª CRE e Secretarias de Educação dos municípios de Santana do Ipanema, Poço das Trincheiras, Maravilha, Pão de Açúcar, Carneiros, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira e Major Izidoro.

Aula Inaugural

O projeto teve início no dia 5 de julho, quando aconteceu a aula inaugural na AABB de Santana do Ipanema. Compareceram representantes das Secretarias de Educação das cidades envolvidas, o prefeito de Santana, professores, coordenadores pedagógicos e diretores das escolas dos municípios desta microrregião que aderiram ao projeto. A principal atividade da noite foi a palestra da psicóloga Bárbara Guerreiro Barbosa intitulada “Importância das políticas de formação continuada para os professores da Educação Básica”.

Na oportunidade, a coordenadora acadêmica da Ufal em Santana, Andréa Brandão, citou o projeto como “um espaço de reflexão e de troca de experiências, de forma que todos possam planejar e executar ações educacionais mais efetivas em suas respectivas unidades de ensino”. Cerca de 130 profissionais da Educação estão inscritos na capacitação. Para obter mais informações sobre o projeto, ligue para 3621-1117.