Projeto em Santana do Ipanema aborda Educação Brasileira

06/08/2013 15h15 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h30
Atividades do Projeto Sexta de Educação, na AABB de Santana

Tayane Barreto – estudante de Jornalismo

Na noite da última sexta-feira (2), a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), em Santana do Ipanema, sediou o Projeto Sexta de Educação, com a professora do Campus do Sertão, Adriana Deodato. O tema abordado foi a “Organização da Educação Brasileira na Contemporaneidade”.

A professora fez uma retrospectiva histórica brasileira desde a década de 1930 até os dias atuais. Durante a palestra, foram apresentados dados sobre os investimentos na educação e destacado acerca da necessidade da formação continuada gratuita para os profissionais da área.

Ressaltou ainda que o professor é visto como o profissional alavancador de mudanças e a escola deveria ser a “instituição para aquisição de conhecimentos científicos”. Segundo a palestrante, o Estado deveria atender aos interesses sociais mais que aos interesses da economia. Após a exposição, houve debate com a participação dos presentes.

O Projeto

A Ufal em Santana do Ipanema está realizando, até 2014, o projeto Sexta de Educação, que consiste em aulas de formação continuada para gestores e professores da educação básica. Para a execução do curso, foi feita uma parceria com a 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e com o SWA Instituto.

A atividade é voltada para gestores e coordenadores pedagógicos de escolas públicas, técnicos pedagógicos ligados à 6ª CRE e Secretarias de Educação dos municípios de Santana do Ipanema, Poço das Trincheiras, Maravilha, Pão de Açúcar, Carneiros, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira e Major Izidoro. Neste mês de agosto ainda haverá aulas nos dias 16 e 30, na AABB, em Santana do Ipanema, sempre às 19h.