Pinacoteca Universitária recebe exposição "Moradores"

Visitação será de 15 de agosto a 20 de setembro e tem entrada franca

12/08/2013 14h05 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h30
Marianna Bernardes - Por Victor Sgarbi

Marianna Bernardes - Por Victor Sgarbi

Ascom Pinacoteca 

A Pinacoteca Universitária recebe, a partir da quinta-feira, 15 de agosto, a exposição Moradores, da artista audiovisual Marianna Bernardes. O trabalho fala sobre um ser nômade que transita entre dimensões paralelas de realidade material e realidade virtual, entre o individual e o coletivo, o público e o privado, o visível e o invisível. Moradores fala sobre hoje, fala sobre nós.

A exposição tem a curadoria da artista visual Camila Cavalcante e contará com dois ambientes. A primeira vídeo-instalação é o universo ficcional que ganha destaque quando traz para a galeria o espaço urbano revelado a partir dos sonhos de cinco moradores de rua. 

Na segunda vídeo-instalação o visitante vivenciará cenas e sons documentais da cidade. Nesse ambiente, os vídeos mostram que todos somos elementos integrantes do cenário urbano. Nessa sala, o espaço de circulação será ocupado pelos objetos mobiliários utilizados nas gravações com os moradores de rua. Os elementos ganham rodízios para que o visitante possa experimentar a criação de seu próprio universo, mergulhando e interferindo na realidade exposta. 

Ficha técnica 

O projeto Moradores conta com criação e coordenação-geral de Marianna Bernardes; curadoria de exposição de Camila Cavalcante; produção executiva de Fernanda Guimarães e Marianna Bernardes; fotografia de campo de Flávia Correia; produção artística de Fernanda Guimarães, Flávia Correia e Marianna Bernardes; projeto gráfico de Alice Jardim; desenho de som de exposição de Daniel Nunes; ilustrações de Myrna Maracajá; assistência de campo de Dalmo Almeida e Nivaldo Vasconcelos; roteiro de curta-metragem de Nivaldo Vasconcelos; finalização de vídeos de Jaque Pinheiro, Marcos André e Vanessa Mota; assessoria de imprensa de Clarissa Veiga; e assessoria jurídica de Mariana Tavares. 

Patrocínio: Fundação Municipal de Ação Cultural de Maceió.

Apoio  Cultural: 3S Segurança Eletrônica, Ideário, Norvinco, Ritz Suítes, VGweb.

Parceria: Bodega do Sertão, Brebal Sonorização, Coopvila, Restaurante Ser-Afim, Secretaria Municipal de Saúde de Maceió - Programa Consultório na Rua, Tela Tudo Clube de Cinema.

Serviço 

O quê: Exposição MORADORES

Quando: de 15 de agosto a 20 de setembro (excepcionalmente no sábado 31/08)

Onde: Pinacoteca Universitária

Horário de visitação: 2ª, 5ª e 6ª, das 8h às 18h; 3ª e 4ª, das 8h às 20h (excepcionalmente no sábado 31/08, das 08h30 às 12h30)

Entrada gratuita

Mais informações: www.projetomoradores.com

Curta a página no www.facebook.com/eumoro