Estudantes da Ufal participam do Encontro Nacional de Educação Matemática

Jefferson Cavalcante e Edcarlos Macena apresentaram o trabalho “O uso do GeoGebra como recurso didático no ensino de Equações da Reta"

- Atualizado em
Equipe que apresentou trabalho na 11ª edição do Enem | nothing
Equipe que apresentou trabalho na 11ª edição do Enem

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

Os estudantes Jefferson Cavalcante e Edcarlos Macena também representaram a Universidade Federal de Alagoas na 11ª edição do Encontro Nacional de Educação Matemática (Enem). Eles apresentaram o trabalho intitulado “O uso do GeoGebra como recurso didático no ensino de Equações da Reta", fruto do subprojeto de Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid).

O artigo foi realizado pelos bolsistas da universidade com outros dois grupos de aproximadamente 30 jovens e adultos que cursam o 3º ano do ensino médio na Escola Estadual Margarez Maria Santos Lacet, localizada no Tabuleiro dos Martins. “O trabalho teve como objetivo aprimorar o conhecimento dos estudantes por meio do software GeoGebra e analisar as vantagens de utilizá-lo no processo de ensino-aprendizagem de Equações da Reta”, explicou Vânio Melo, coordenador do projeto.

Para Jefferson, apresentar um trabalho no evento mais importante da área, foi muito interessante. “Encontrei vários alunos e professores apresentando seus trabalhos e isso se torna um incenivo para que essa área de pesquisa seja mais explorada”, disse. Edcarlos complementou falando sobre a importância da apresentação. Para ele, é como uma via de mão dupla.

“Pudemos mostrar os resultados que obtivemos e registrar comentários e sugestões que nos deram. É uma via de duplo ganho: ganha quem assiste a apresentação, pois pode usar o nosso trabalho e se basear para fazer uma experiência similar e também ganhamos, pois com base nos comentários feitos, tivemos a certeza de que o nosso trabalho foi muito bom”, salientou o estudante.

Clique aqui e confira o artigo apresentado no Encontro Nacional de Educação Matemática.

Leia também: Equipe da Ufal apresenta resultados da prática em sala de aula sobre ensino da Matemática