Edital oferta vagas para pós-graduação em Residência Agrária em Extensão Rural

Curso lato sensu é ofertado em Arapiraca, município do Agreste alagoano

- Atualizado em

Myllena Diniz – estudante de Jornalismo

A Universidade Federal de Alagoas lança edital de processo seletivo para curso lato sensu de Residência Agrária em Extensão Rural, a ser ofertado no Campus Arapiraca. As inscrições estarão abertas até 22 de agosto e a seleção conta com duas etapas, sendo uma composta por prova objetiva e dissertativa e outra por análise curricular. No total, são oferecidas 50 vagas.

As inscrições para o processo seletivo são feitas neste endereço eletrônico e conforme procedimentos descritos pela Comissão Permanente do Vestibular (Copeve). Candidatos que não dispuserem de equipamento para efetuar inscrição via internet poderão utilizar computadores disponibilizados pelo Núcleo Executivo de Processos Seletivos (Neps), situado no Campus A. C. Simões, em Maceió, das 8h às 12h e das 13h às 17h, em dias úteis.

Para que a inscrição seja efetivada, os candidatos devem emitir Guia de Recolhimento da União (GRU), gerada pelo Sistema de Inscrição, e efetuar pagamento até 23 de agosto, apenas em agências do Banco do Brasil.

Interessados na isenção da taxa de inscrição devem pleiteá-la até às 23h59min do dia 9 de agosto. A isenção só é permitida para pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico ou membros de família de baixa renda, com renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Processo seletivo

Todos os inscritos serão submetidos à prova objetiva e dissertativa de conhecimentos específicos, constituída de caderno de sete questões de múltipla escolha e de uma dissertativa. A prova tem caráter classificatório e duração de 3h. As informações relativas ao conteúdo programático e aos critérios de avaliação estão disponíveis no edital.

A avaliação será aplicada no dia 22 de setembro, em locais e horários a serem indicados nos Cartões de Confirmação de Inscrição que serão disponibilizados neste endereço, a partir do dia 17 de setembro. Até agora, a única confirmação é de que as provas serão realizadas no município de Arapiraca.

Gabarito preliminar das questões objetivas será divulgado no endereço eletrônico da Copeve, a partir das 21h do dia 27 de setembro. O resultado preliminar individual da prova dissertativa também será divulgado a partir do dia 27 do mesmo mês. No dia 14 de outubro, será publicado resultado final da prova de conhecimentos específicos.

Resultado preliminar da análise curricular será publicado em 30 de outubro. A previsão é de que a pontuação final dos candidatos seja divulgada no no dia 18 de novembro.

Candidatos com necessidades especiais

Pessoas com deficiência, com necessidades especiais ou com problemas de saúde poderão solicitar condição especial para realização da prova, mediante requerimento disponibilizado no ato da inscrição. O documento deve ser entregue à Copeve, lotada no Campus A. C. Simões, até 23 de agosto. O requerimento também pode ser entregue via Correios, com Aviso de Recebimento (AR), com data de postagem até o dia 23 de agosto. É necessário anexar cópia do comprovante de inscrição e laudo médico original com referência ao código da Classificação Internacional de Doenças (CID) e com especificação de suas necessidades quanto ao atendimento personalizado.