Comitiva da Ufal visita obras de presídio em Craíbas

Nova unidade prisional será entregue em até 30 dias e vai atender às reivindicações da comunidade acadêmica do Campus Arapiraca

20/08/2013 14h40 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h30
Eliane Cavalcante, diretora acadêmica do Campus Arapiraca, vice-reitora Rachel Rocha e Márcio Aurélio, diretor-geral do Campus Arapiraca

Manuella Soares - jornalista

A comunidade universitária do Campus Arapiraca está perto de ver o impasse sobre o presídio chegar ao fim. É que a nova unidade prisional, em construção no município de Craíbas, está em fase de conclusão. A vice-reitora da Universidade Federal de Alagoas, Rachel Rocha, acompanhou a visita do governador Teotonio Vilela às obras do Presídio do Agreste, na última sexta-feira, 16.

O objetivo foi avaliar o andamento da construção, realizada com recursos do governo do Estado em parceria com o governo federal, e anunciar a entrega do complexo para os próximos 30 dias. Vilela ressaltou as dificuldades de convivência da Ufal com o presídio vizinho (Desembargador Luiz de Oliveira Souza), que foi motivo de muitos protestos e paralisação das atividades por mais de cinco meses, devido às constantes fugas e à segurança vulnerável.

O governador destacou ainda acordo firmado para doar o prédio à Ufal, assim que for desocupado. A gestão da Ufal vai avaliar os projetos para utilização do local. Na comitiva, a professora Elaine Pimentel e o pró-reitor de Gestão Institucional, Valmir Pedrosa, viram de perto a estrutura que está sendo montada para servir de unidade de ressocialização.

“O compromisso foi honrado e a população acadêmica já pode se tranquilizar, porque não terá mais problema de segurança no campus, em relação a este aspecto. Apesar da mudança de local, nós ainda podemos estabelecer uma ponte para pesquisas, trabalhos de extensão e outras atividades, porque a Ufal tem um importante papel ressocializador no nosso Estado”, enfatizou Elaine.

Também acompanharam a visita o vice-governador, José Thomaz Nonô, secretários e dirigentes de órgãos estaduais.

Presídio do Agreste

A moderna estrutura do novo presídio de segurança máxima vai contar com cerca 800 vagas e importantes diferenciais pelo tipo de material utilizado na construção das celas, que já vem pronto do Rio Grande do Sul, feito de FCK 80 - o coeficiente que mede a resistência do concreto. Como exemplo, o concreto utilizado na construção de edifícios tem, no geral, coeficiente FCK 20. A medida, bem superior a isso, garante que as paredes e o piso das celas sejam resistentes até a furadeira.

Outro diferencial pensado para as celas é que são construídas de forma geométrica, permitindo isolamento térmico para garantir temperatura agradável durante todo o dia, em especial nos períodos de calor intenso no Agreste.

Além dos ambientes coletivos, o presídio terá 20 celas individuais e vagas para custodiados com necessidades especiais, distribuídas nas seis alas carcerárias. O local é composto por cozinha, salas de saúde, administração, estação de tratamento de água e esgoto, pavilhão exclusivo para encontros íntimos e áreas destinadas à ressocialização, com salas de aula e espaços para oficinas profissionalizantes. Alguns reeducandos do Presídio Desembargador Luiz de Oliveira Souza estão trabalhando para ajudar a erguer o novo complexo prisional.