Cied lançará quatro títulos na 6ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas

Obras fazem parte da nova política editorial, produzidas a partir de pesquisas científicas

21/08/2013 15h50 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h30
Títulos que serão lançados na bienal

Laura Pedrosa – estudante de Jornalismo

A nova política editorial adotada pela Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied) da Universidade Federal de Alagoas começa a dar frutos.  Quatro livros serão lançados em outubro, durante a programação da 6ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, que acontece de 25 de outubro a 3 de novembro, no Centro Cultural e de Exposições de Maceió, em Jaraguá.

Essa linha é voltada para publicação de obras relevantes nas áreas da Educação a Distância (EAD) e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no Ensino Superior. Além dos livros produzidos pelo Núcleo de Comunicação e Produção de Materiais Didáticos para os alunos dos cursos de graduação e extensão EAD da Ufal, a Cied está investindo na publicação de uma série de títulos produzidos a partir de pesquisas científicas.

Na área de pesquisa das TIC serão lançados os títulos “Integração e Gestão de Mídias na Escola” e “Práticas Pedagógicas com Mídias na Escola”, ambos organizados pelo coordenador-geral da Cied, Luis Paulo Mercado. Os livros dessa série socializam os relatos de experiências produzidos no curso de especialização em Formação Continuada de Professores em Mídias na Educação, no período de 2008 a 2010.

“São relatos da execução prática do projeto de integração de mídias na escola, com uma reflexão teórica da experiência realizada. Os livros apresentam também reflexões teórico-práticas da utilização de mídias na sala de aula, enfocando as possibilidades e as dificuldades. Além de mostrar relatos de experiências do uso de mídias na sala de aula, na formação de professores e na gestão da escola”, explicou Mercado.

Reflexões EAD

Na série Educação a Distância e Educação Online serão lançados “Sob o Olhar da Tutoria” e “Interação On-line: Um Desafio da Tutoria”. A organização do primeiro e a autoria do segundo são do vice-coordenador da Cied, Fernando Pimentel.

De acordo com ele, os dois livros apresentam uma literatura específica sobre a temática da educação a distância, discutindo conceitos, divulgando resultados de pesquisas, para o estabelecimento de um profícuo diálogo, analisando a EAD e a Educação Online, suas ações e possibilidades.

“Existe, no Brasil, pouca literatura sobre o Sistema Universidade Aberta (UAB) do Brasil. Então, precisamos investir para que pesquisas se tornem publicação. Não adianta produzir e essa produção não ser difundida”, explicou Pimentel.