Campus do Sertão promove aperfeiçoamento para professores de Matemática do ensino médio

Iniciativa foi realizada em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada

04/12/2013 10h55 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h30
Professores acompanharam as aulas ao vivo pela internet na sede do Campus do Sertão

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

O Campus do Sertão recebeu, neste mês de julho, 42 professores de Matemática do ensino médio para participarem do Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio (Papmem), cujo objetivo era possibilitar aos docentes de diversas cidades e escolas uma troca de experiências e o fortalecimento de políticas metodológico-pedagógicas no ensino da disciplina.

Para tanto, o curso abordou conteúdos relacionados ao livro Temas e Problemas Elementares e apresentou maneiras variadas de ensinar matemática em sala de aula. A iniciativa, fruto de parceria entre o Campus do Sertão e o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), foi realizada na sede da instituição, em Delmiro Gouveia e contou com o apoio de seis profissionais da universidade.

Além da capacitação em si, o curso possibilitou a interação dos professores com outros da região. Muitos, inclusive, não conheciam o Impa, considerado o maior instituto de matemática da América Latina. Então, além de apresentar este renomado instituto para os docentes, o curso permitiu que divulgássemos o ProfMat [Mestrado Profissional em Matemática], destinado aos professores de escolas públicas”, destacou Rodrigo Fernandes, coordenador do projeto.

Esta é a primeira vez que o Campus do Sertão participa da iniciativa e de acordo com o coordenador, a troca de experiências durante o curso é muito importante. “Nos unimos, agora, a outras 54 universidades em todas as regiões do Brasil que participam deste projeto. Projetos como este são especialmente importantes no Sertão, já que a região não possui atividades semelhantes voltadas para professores de matemática”, salientou o professor.

Dinâmica do curso

O Programa de Aperfeiçoamento para Professores do Ensino Médio apresentou a seguinte dinâmica: pela manhã, os professores-alunos acompanharam aulas ao vivo pela internet, ministradas pelos professores do Impa. Já durante a tarde, os participantes respondiam às listas de exercícios, em grupo e presencialmente com os professores-instrutores do campus.

A próxima edição do curso tem previsão para o mês de janeiro de 2014. “O curso é periódico e será realizado duas vezes por ano, sempre nos meses de janeiro e julho, que corresponde ao período de férias escolares. Mas para a próxima edição, ainda não temos uma data pré-estabelecida”, concluiu Rodrigo Fernandes.