Alunos da Pestalozzi de Maceió participam de atividades circenses na Ufal

“Inclucirco” é um projeto de inclusão social, realizado pela equipe de Educação Física, que proporcionou uma manhã de lazer para alunos da Associação Pestalozzi de Maceió

06/08/2013 14h20 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h30
“Inclucirco” proporcionou uma manhã de lazer para alunos da Pestalozzi

Tayane Barreto – estudante de Jornalismo

Uma manhã de brincadeiras, acrobacias, malabarismos, equilibrismos, palhaços e muita diversão. Assim foi o Inclucirco, um evento realizado por estudantes do 5º período de Educação Física licenciatura que, na última quinta-feira (1º), transformou o ginásio poliesportivo da Universidade Federal de Alagoas em picadeiro. A atividade foi direcionada a 25 alunos com deficiência intelectual ou múltipla da Associação Pestalozzi de Maceió.

A ação é resultado de um semestre de estudos da disciplina Metodologia do Ensino das Atividades Físicas Adaptadas e teve o objetivo de integrar a Educação Física ao contexto inclusivo por meio de atrações circenses. Sob o comando da professora Neiza Fumes, os estudantes da Ufal elaboraram momentos lúdicos que promoveram tanto a vivência extraclasse dos alunos da Pestalozzi, quanto a prática do curso por intermédio dessa intervenção.

Clauderson Vilela e Camila Campos, coordenadores da turma de licenciatura na disciplina, estavam vestidos de palhaços e puderam sentir a emoção dos alunos. “Foi muito gratificante porque os eles mostraram muita felicidade e muito entusiasmo com o evento. Teve o fator motivacional que foi a atividade lúdica do circo, mas que não deixou de contemplar o papel da Educação Física. Foi um casamento perfeito. Após o evento teve um momento de avaliação e um dos alunos da Pestalozzi fez uma declaração 'Não deixe que o circo morra. Vocês todos são circo!'”, declarou Clauderson.

Camila também ficou satisfeita com o resultado. “É um sentimento de dever cumprido saber que conseguimos proporcionar algo de bom para este público. Em termos de afetivo social, foi um retorno incrível por estarmos lidando com alunos com deficiência. Superou as nossas expectativas! Já estamos no 5º período e para mim este foi o momento mais marcante da graduação até agora”, afirmou.

A atividade começou às 9h, com acolhida e café da manhã. No “picadeiro”, o espetáculo funcionava em forma de circuito para que todos participassem das atividades propostas: malabares, acrobacias, expressões e equilibrismo. Foram quatro rodízios intercalados por músicas, pinturas e apresentações do mágico, do sombra e de palhaços. Para finalizar, o lanche com comidas típicas do circo e a avaliação do evento pelos envolvidos.