Ufal publica edital para licitar construção de subestação

Com a obra, o Campus A.C. Simões deixará de ter problemas com quedas de energia elétrica e universidade terá uma economia de 20% no orçamento

- Atualizado em
Reitor Eurico Lôbo disse que subestação vai resolver problema que afeta toda a comunidade universitária

Simoneide Araújo – jornalista

Entre as metas da gestão do reitor Eurico Lôbo está a melhoria do fornecimento de energia elétrica no Campus A.C. Simões. Para isso, buscou apoio do Ministério da Educação para construir uma subestação de 69KV e conseguiu recursos financeiros da ordem de R$ 6,5 milhões. O edital de licitação já foi publicado no Diário Oficial da União, no último dia 10, e a abertura das propostas comerciais está agendada para o próximo 12 de agosto.

O reitor destaca a importância do projeto porque vai livrar a universidade de um problema que afeta todas as áreas da instituição. “Teremos eficiência energética, com o dobro da capacidade atual, que vai garantir energia elétrica de qualidade para atender às demandas de hoje e às dos próximos dez anos. E isso só será possível graças ao emprenho de toda nossa equipe da Sinfra (Superintendência de Infraestrutura) e da Pró-reitoria de Gestão Institucional”, comemorou Eurico Lôbo.

De acordo com o pró-reitor de Gestão Institucional, Valmir Pedrosa, a subestação vai melhorar o fornecimento e a Ufal passará a consumir uma energia 20% mais barata. “Hoje, a Ufal gasta cinco milhões de reais, por ano, com o serviço de energia. Além de reduzir os gastos no orçamento, não haverá mais interrupção de fornecimento e nem teremos oscilação na voltagem, o que vai reduzir os danos aos aparelhos elétricos da universidade, especialmente os de laboratórios”, relatou.

Para o pró-reitor, esse é mais um passo para a Ufal passar a ter energia de melhor qualidade, mais estável e com menor custo. “Trata-se também de um projeto com visão de longo prazo. Hoje temos uma potência de 2,7 MW e, com o projeto executado, passaremos a 10 MW, derivados de dois transformadores de 5MW, podendo chegar a 15MW com possível aquisição de um terceiro”, antecipou.

Pedrosa ressalta que o projeto da subestação prevê a garantia de energia para as futuras ampliações físicas da Ufal. A obra tem previsão de ficar pronta em 10 meses, a partir da data de assinatura do contrato com a empresa vencedora da licitação. “Temos a Licença Ambiental Prévia do Instituto do Meio Ambiente (IMA), mas ainda há muito trabalho pela frente. Nossa equipe está 100% atenta para que a comunidade universitária tenha este benefício ainda no final do ano de 2014”, destacou.