Ufal participa de conferência na Suécia

Dois professores do Instituto de Química e Biotecnologia serão conferencistas no evento

- Atualizado em
Professora Simoni Meneghetti, uma das conferencistas | nothing
Professora Simoni Meneghetti, uma das conferencistas

Redação Ascom

Esta semana, está sendo realizada, em Lund-Suécia, a "Second International Conference Catalysis for Renewable Sources: Fuel, Energy, Chemicals" (2º Congresso Internacional Catálise das Fontes Renováveis: Combustível, Energia, Produtos Químicos). O evento, organizado pelo Boreskov Institute of Catalysis, ligado à Acadêmia de Ciências da Rússia e à Universidade de Lund, na Suécia, conta com a participação dos professores Simoni Meneghetti e Mário Meneghetti, do Grupo de Catálise e Reatividade Química (GCAR), do Instituto de Química e Biotecnologia, da Universidade Federal de Alagoas.

Simoni Meneghetti, que também é pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, ministrará conferência plenária sobre as contribuições da catálise na valorização de biomassa, na qual serão discutidos exemplos de aplicação em oleoquímica e na conversão da celulose. Mario Meneghetti apresentará seminário mostrando resultados do GCAR no desenvolvimento de catalisadores para a produção de ésteres alquílicos.

O principal objetivo da conferência é discutir avanços e utilização de tecnologias na área de catálise para processamento de fontes renováveis, visando à obtenção de produtos químicos, combustíveis e energia. O evento, além de conferências plenárias, seminários, trabalhos orais e apresentação de posters, contará com visitas a instalações de geração de energia renovável e de reciclagem de resíduos da biomassa.