Ufal inaugura laboratório para formação de educadores

Espaço interdisciplinar e multimídia funciona na Cied e também será usado para desenvolvimento de pesquisas educacionais

15/07/2013 13h55 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h31
Professor Fernando Pimentel apresentou o novo laboratório

Laura Pedrosa – estudante de Jornalismo

Com o objetivo de contribuir na formação de educadores para o uso dos recursos tecnológicos e midiáticos, a Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied) da Universidade Federal de Alagoas inaugurou o Laboratório Interdisciplinar Multimídia de Formação de Educadores (Limfe), no Campus A.C. Simões, em Maceió.

A solenidade aconteceu na última sexta-feira (12), com a presença do pró-reitor de Graduação, Amauri Barros, representando o reitor Eurico Lôbo. Ele visitou as instalações e verificou os equipamentos do laboratório, que funciona no prédio da Cied.

Os laboratórios interdisciplinares são espaços constituídos para a formação de estudantes das licenciaturas, além do desenvolvimento de pesquisas educacionais, visando a melhorar a qualidade de ensino em Alagoas.

O Limfe desenvolverá atividades na área de novas tecnologias aplicada ao ensino como, por exemplo, produção de vídeo aulas, livros digitais e podcast. Inicialmente, o laboratório conta com três tablets, quatro projetores, três câmeras digitais, uma filmadora e quatro notebooks.

Todos os equipamentos podem ser utilizados pelos docentes dos cursos de licenciatura envolvidos nos programas de Educação Básica da Capes: Parfor, Pibid, Prodocência, Obeduc, Novos Talentos, Projetos Especiais, UAB e Profmat.

A construção desses ambientes foi fomentada, em termos de material permanente, pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio do Programa de Apoio a Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores (Life).

O programa está sendo desenvolvido nos três campi da Universidade Federal de Alagoas. O Limfe, em Maceió, é o primeiro a começar a funcionar. Em agosto estão previstas as inaugurações do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa em Formação de Educadores (LIPFE), no Campus Arapiraca; e o Laboratório Interativo de Aprendizagem Interdisciplinar: mídias audiovisuais (Liapi), no Campus do Sertão. Todos têm como objetivo atender a crescente demanda de estudantes e professores e promover a interação entre os diferentes cursos de licenciaturas da instituição.

Crescimento pedagógico

Para o coordenador do Limfe, Fernando Pimentel, o laboratório surge para aplicar as novas tecnologias em práticas pedagógicas. “O professor já tem a sua didática e, agora, pode utilizar esse laboratório para ampliar o leque de opções. Ele pode mudar a metodologia e incrementar o fazer didático. Esse laboratório vai propiciar que ele analise e pesquise como essas novas tecnologias, que podem ajudá-lo no dia a dia da educação, tanto no ensino superior quanto no básico”, explicou.

A coordenadora do curso de Letras, Camila Leite, considera a criação do Limfe um grande avanço para a educação a distância. “Esse laboratório veio numa excelente hora. Com certeza o laboratório vai auxiliar professores e bolsistas na produção de material, na coleta e na análise de dados. É realmente um grande passo”, comemora.

O funcionamento dos laboratórios vai obedecer a um agendamento organizado pelo grupo de trabalho, seguindo uma metodologia específica e de acordo com a capacidade física e técnica do espaço.