Ufal elege representantes para Conferência de Educação

Participantes passarão pelas etapas municipal e estadual para tentar levar à Conae 2014 as propostas da Ufal para a educação no Brasil

- Atualizado em
Assembleia realizada no auditório da Reitoria | nothing
Assembleia realizada no auditório da Reitoria

Manuella Soares - jornalista

O debate sobre a educação reuniu gestores, professores, técnicos e estudantes da Universidade Federal de Alagoas na manhã desta quinta-feira (18), no auditório da Reitoria. A etapa preparatória para a Conferência Municipal de Educação, que será realizada entre os dias 29 e 31 de julho, teve a programação voltada para os problemas do ensino no País, os desafios e as perspectivas de boas ideias para transformação.

Os palestrantes convidados foram a professora Sandra Lúcia Lira e o estudante Luciano Amorim, que estimularam o debate e a reflexão sobre a temática. De acordo com a representante da Associação dos Docentes da Ufal (Adufal), Irailde Correia, a proposta é eleger 45 delegados entre as entidades de todos os seguimentos da Ufal para representar a universidade nas conferências municipal e estadual, que têm como tema central “O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”.

“A partir das discussões nas próximas etapas, será construído um documento contendo as propostas de emendas aditivas ou supressivas do Plano Nacional de Educação, que está para ser votado no Senado Federal. Essas propostas serão levadas, pelos representantes estaduais, ao Congresso Nacional de Educação, marcado para fevereiro de 2014, em Brasília”, explicou Irailde.

Segundo a professora, as principais motivações dos debates giram em torno da defesa dos 10% do PIB para financiamento da educação, além do respeito à gestão democrática no setor público e a construção de um sistema articulado de educação.

“Queremos que haja unidade na educação para que seja assegurada a qualidade em qualquer lugar do Brasil e, isso, tem que ser previsto no Plano Nacional de Educação”, destacou Correia. Para obter mais informações sobre o Conae 2014, basta acessar o site http://conae2014.mec.gov.br/.

Unidades Acadêmicas