Ufal divulga canais de comunicação com a segurança nos campi

Telefone e e-mail são ferramentas disponíveis para o encaminhamento mais ágil de possíveis ocorrências

- Atualizado em
Faustino Júnior anuncia as novidades na área de segurança dos campi | nothing
Faustino Júnior anuncia as novidades na área de segurança dos campi

Jhonathan Pino - jornalista

A Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) está iniciando nesta semana uma campanha de divulgação dos canais diretos de comunicação com a segurança da Universidade Federal de Alagoas: trata-se do "Fale com a Segurança". A partir do telefone 3214-1089, ou pelo e-mail seguranca@sinfra.ufal.br, alunos e servidores podem comunicar possíveis ocorrências de assaltos, roubos, ou atos de violência ocorridos dentro dos campi. Quem estará do outro lado é o Gerente de Serviços Gerais, Faustino Júnior, e seus assistentes, a fim de agilizar uma resposta para a comunidade.

Fale com a Segurança foi criada para fazer com que as ocorrências cheguem mais rápido ao seus destinos. Pois a informação geralmente chega de forma muito tardia ao setor, a partir de memorandos das Unidades, muitas vezes com uma semana depois do ocorrido”, diz Faustino.

Conforme o gerente, a medida é uma das alternativas criadas para a melhoria da segurança na Ufal, já tomada pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Além dela, está em processo de licitação a contratação de duas consultorias para a Segurança Eletrônica, Controle e Fluxo de pessoas na Ufal, além da Segurança Patrimonial.

É a partir dessas consultorias, numa discussão com toda a comunidade acadêmica, que serão definidas as demandas da instituição quanto à segurança, como questões de armamento ou não dos vigilantes”, acrescenta Faustino. Os relatórios produzidos ajudarão a construir o contrato para o processo licitatório da nova empresa de segurança, a partir de julho de 2014.

A Servipa, atual prestadora de serviços na área, também está prestando consultoria para identificar as principais defasagens e possíveis soluções a serem tomadas com o atual contrato. Conforme Faustino, o consultor deverá se reunir nos próximos dias com diretores de unidades para que eles exponham seus problemas. Atualmente, a Servipa conta com 115 colaboradores nos três campi.

A Sinfra também estuda uma proposta de mudança no seu organograma, para a criação de uma Coordenadoria de Segurança Institucional, que irá tornar permanente o planejamento de atividade na área da segurança, além da compra e manutenção de equipamentos próprios de segurança, visando a diminuição de custos e otimização dos recursos na área.