Semana de Química debate inovação tecnológica e empreendedorismo

Alunos da Ufal, Uneal e Cesmac participam das atividades que acontecem até a próxima sexta, 12, na Ufal

09/07/2013 17h30 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h31
Reitor preside a mesa de abertura do evento

Jhonathan Pino - jornalista

Professores de várias gerações estiveram reunidos para relembrar as evoluções dos cursos de Química, na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), reforçando o poder que a área apresenta para o desenvolvimento social do Estado. A pauta em debate fez parte da solenidade de abertura da Semana de Química 2013, com presença da diretora técnica da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), Mônica Melo. Ela abordou as contribuições de 23 anos da instituição.

Entre as atividades relatadas, Mônica relatou a importância da atuação conjunta entre a Ufal e a Fapeal, no desenvolvimento do Programa de Apoio aos Jovens Pesquisadores, com a fixação de jovens doutores; a indução a excelência; o apoio à consolidação da ciência, com aportes financeiros para o desenvolvimento das pesquisas; a formação de recursos humanos; a subvenção direta para favorecer a inovação em pequenas empresas, além da promoção do desenvolvimento regional em Alagoas.

Para dar as boas-vindas à convidada e inicira as atividades da Semana, que até a próxima sexta-feira, 12, reunirá cerca de 300 participantes da Ufal, da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e o Centro Universitário Cesmac, estiveram presentes o reitor Eurico Lôbo, o pró-reitor de Graduação, Amaury Barros, o diretor do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB), Edson Bento, além das professoras Francine dos Santos e Valéria Rodrigues.

O professor Edson relembrou os diferentes estágios do IQB, que teve o seu primeiro curso de licenciatura em Química, criado em 1973, do bacharelado, em 1984, e do curso de Química Tecnológica e Industrial, em 2008. “Nesse tempo, praticamente triplicamos a estrutura física do Instituto e passamos de 40 para 190 vagas por ano na graduação. Hoje ocupamos espaços do prédio do IQB, do Icat [Instituto de Ciências Atmosféricas] e do Severinão [Núcelo de Pesquisas Interdisciplinares]”, destacou o diretor da Unidade.

Também professor do IQB, o reitor Eurico Lôbo falou da alegria que sentia ao participar de um evento dessa unidade. “Enquanto Edson fazia essa referência histórica, eu comecei a pensar como era formada a Química no início. Engenheiros, odontólogos e profissionais de outras áreas atuando em conjunto em um ambiente totalmente adverso para a realização de nossas atividades. Hoje, esse ambiente vigoroso, com profissionais, quase todos doutores, é fruto de um trabalho de pioneiros. Mas ainda temos incessantes desafios”, disse.

Jéssica Bernardo, representando os alunos, saudou os convidados. “A Semana de Química tem grande importância, principalmente porque é a primeira vez que é organizada pelos alunos. O evento deve contribuir para a formação dos estudantes a partir do debate sobre Tecnologia, Educação e Empreendedorismo”, declarou.

Atividades da semana

Organizada pelos alunos do Centro Acadêmico de Química Linus Pauling, o evento este ano tem como foco a inovação tecnológica, o empreendedorismo e a educação e visa a incentivar a discussão sobre os temas relevantes à área e difundir o conhecimento entre seus participantes por meio de palestras, minicursos e oficinas.

A programação prevista para Semana de Química também será composta por visitas técnicas, mesas-redondas e apresentação culturais; conta com palestrantes da Fapeal, Petrobrás, Instituto Federal do Paraná (IFPR) e com professores do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), do IQB, do Instituto de Ciências Atmosféricas (Icat) e do Centro de Educação (Cedu).

Dois dos cursos mais procurados da Semana são o Plano de Negócios” e “Criação de Processos de Gestão Inovadores”, promovidos pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), que concentram mais de 100 inscritos.