Propep divulga resultado preliminar de projetos Pibic

Foram selecionados 450 projetos para a edição 2013-2014


- Atualizado em

Redação Ascom

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep) divulga o resultado preliminar do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), mas a lista final será divulgada no próximo dia 20. A seleção foi realizada por 13 avaliadores externos e membros do Comitê Assessor de Pesquisa da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), formado por representantes de todas as unidades de ensino.

Cerca de 450 projetos foram submetidos ao edital deste ano, mas o número de bolsas que serão concedidas pelo CNPq, pela Ufal e pela Fundação e Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal) ainda não está definido. De acordo com o coordenador de pesquisas da Propep, Pedro Valentim, a concorrência entre os bolsistas cresceu proporcionalmente à qualidade dos projetos. “Como tivemos um crescimento no número de doutores na Ufal, a gente percebeu que aumentou o número de solicitação de bolsas, então, com o maior interesse dos alunos e pesquisadores, o processo fica mais concorrido e, portanto, a seleção privilegia aqueles que têm mais qualidade”, comentou.

Os projetos estavam excelentes e com planos de trabalho muito adequados. Alguns, só para ter um comparativo, a gente não tem lá [na USP] tão bons como os que eu vi aqui”, destacou o professor Augusto Pereira Filho, da Universidade de São Paulo, que avaliou 43 projetos nas áreas de Física e Ciências Atmosféricas.

Outros professores relataram problemas na originalidade, fundamentação da revisão bibliográfica ou detalhes que implicaram em negativas para as bolsas. “Muitas vezes isso não desqualifica o trabalho, mas precisamos ter um cuidado muito grande em todos os critérios do edital, então, os projetos que não recomendei foram por algum problema técnico”, explicou a professora Iêda Garcia, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).