Professor da Ufal é premiado em Congresso Nacional de Biblioteconomia

Trabalho que recebeu o 1º lugar na categoria Relato de Experiência e foi elaborado em parceria com docentes da UFPB

- Atualizado em
Professor Alan Curcino comemora o prêmio | nothing
Professor Alan Curcino comemora o prêmio

Lenilda Luna – jornalista

O trabalho "Disseminando práticas e saberes a partir da Ciência da Informação: relato de experiência do periódico Perspectivas em Gestão & Conhecimento", de autoria de Alan Curcino, professor de Turismo da Universidade Federal de Alagoas - Unidade de Penedo, Luciana Costa, Emeide Nóbrega e Jorge Gomes, docentes da federal da Paraíba (UFPB), conquistou o 1º lugar na categoria Relato de Experiência. O prêmio foi concedido pela Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições, durante o 25º Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação, realizado em Florianópolis, entre os dias 7 e 10 de julho deste ano.

No trabalho premiado, os quatro autores caracterizaram a experiência exitosa do processo editorial do periódico eletrônico Perspectivas em Gestão & Conhecimento - PG&C, de responsabilidade da UFPB, com a cooperação técnico-científica do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Com abrangência internacional, a revista pública trabalhos científicos, em diversas áreas, nas línguas portuguesa, inglesa ou espanhola. O reconhecimento deste relato durante o Congresso foi comemorado pelos pesquisadores. "É importante para um pesquisador ter o trabalho reconhecido neste evento, que é considerado uma referência na área de Ciência da Informação, tanto pela quantidade e representatividade dos participantes, quanto pela qualidade dos trabalhos apresentados", destacou Alan Curcino.

Alan Curcino tem experiência em produção e comunicação científica, tendo como áreas de atuação Ética, Epistemologia e Gestão da Informação e do Conhecimento e é membro permanente do Comitê Editorial do periódico Perspectivas em Gestão & Conhecimento (PG&C), desde que o projeto foi implantado, em dezembro de 2010. Ele é mestre em Ciência da Informação e atualmente se encontra em doutoramento pelo Programa Integrado de Doutorado em Filosofia das universidades federais da Paraíba (UFPB), de Pernambuco (UFPE) e do Rio Grande do Norte (UFRN). Também é editor-gerente da Revista Iberoamericana de Turismo, publicada sob responsabilidade compartilhada entre a Ufal e a Universitat de Girona (Catalunya), e é revisor de alguns do mais importantes periódicos da área da Ciência da Informação no Brasil: EncontrosBibli (Florianópolis); Informação & Informação (Londrina); Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (São Paulo); e PontodeAcesso (Salvador).

Link para a revista Gestão & Conhecimento