Livro de professores é referência em tese da Universidade de São Paulo

Jaime Evaristo e Eduardo Perdigão, do IC, tiveram obra utilizada por área distinta

17/07/2013 17h55 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h31
 Eduardo Perdigão e Jaime Evaristo são professores da Ufal desde 1974

Jhonathan Pino - jornalista

Os professores Jaime Evaristo e Eduardo Perdigão, do Instituto de Computação da Universidade Federal de Alagoas, comemoram o reconhecimento pelo trabalho realizado em conjunto. Os dois publicaram um livro em parceria e o mesmo foi utilizado como referência bibliográfica no desenvolvimento de uma tese de doutorado em Física Médica, pela Universidade de São Paulo. A notícia chegou até eles por meio de um agradecimento deixado no site do professor Jaime.

O texto diz o seguinte: “Caros professores Eduardo e Jaime. Quero agradecê-los e parabenizá-los pela disponibilização do livro de Álgebra Abstrata de sua autoria na internet. Estou finalizando minha tese de doutorado em Física Médica pela USP de Ribeirão Preto-SP, e ele está entrando como uma das bibliografias utilizadas. Um forte abraço! Isaias José Amaral Soares, doutor em Física Aplicada à Medicina e à Biologia”.

Apesar de a obra já ser adotada pelo Programa de Mestrado em Educação Matemática da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, a mensagem os deixou surpresos pela adoção do livro em área científica distinta.

“O surpreendente é que o livro, contemplando estudos de aspectos fundamentais da Matemática, foi escrito para ser utilizado em disciplinas introdutórias das áreas de Álgebra Abstrata, dos cursos de Matemática e de Matemática Discreta, dos cursos da área de Computação. Ter sido útil no desenvolvimento de uma tese de Doutorado de outra área do conhecimento demonstra que ele apresenta também a natureza interdisciplinar intrínseca da Matemática”, relatou Jaime.

A primeira edição do livro foi publicada pela Edufal em meados da década de 1990, mas o arquivo na internet ganhou versões atualizadas. “O livro tinha asas e, sinceramente, não sabíamos. Soubemos do seu primeiro voo quando tomamos conhecimento de que ele estava incluído no projeto pedagógico de um Programa de Mestrado em Educação Matemática. Saber que nossa obra colaborou com o desenvolvimento de uma pesquisa científica foi um voo emocionante e gratificante”, comentaram os dois.

O livro Introdução à Álgebra Abstrata, segunda edição em formato digital, está disponível no site do IC, na página do professor Jaime Evaristo, onde também é possível encontrar outros livros do autor, para a facilitação da aprendizagem de programação de computadores.