Inscrições abertas para curso de aperfeiçoamento em prevenção às drogas

São 150 vagas para professores e outros profissionais da rede pública estadual de ensino

- Atualizado em

Lenilda Luna - jornalista

O curso de Aperfeiçoamento em Saúde e Prevenção nas Escolas ao uso de Álcool, Tabaco, Crack e outras Drogas é semipresencial e tem carga horária de 180 horas. Serão oferecidas 150 vagas, para educadores, gestores educacionais e de saúde e profissionais de saúde que atuam em escola, interessados em ampliar seus conhecimentos sobre prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas e promoção da saúde na escola a partir da prática intersetorial, ficando definido o percentual de oferta de vagas de 70% para educadores da rede estadual de ensino na Educação Básica e 30% de reserva social (profissionais da saúde que atuam no Programa Saúde na Escola).

Para realizar as inscrições, os interessados devem comparecer aos seguintes polos, de 6 a 7 de agosto: no Campus da Ufal em Maceió, bloco 14, 1º andar, no horário de 10 h as 17 h. Informações pelo telefone 3214-1397. Em Arapiraca, na Av. Manoel Severino Barbosa, s/n, Bom Sucesso, no horário de 12h às 17h. Em Santana do Ipanema, na Praça Dr. Adelson Isaac de Miranda, nº 242, no horário de 12h às 21h.

O curso de Aperfeiçoamento em Saúde e Prevenção nas Escolas ao uso de Álcool, Tabaco, Crack e outras Drogas tem o objetivo de capacitar educadores, profissionais da área de saúde e outros que atuem nas escolas, de acordo com as definições dos programas lançados pelo governo federal para fazer frente ao uso crescente de drogas nas escolas. Os programas "Saúde na Escola" e "Crack: é possível vencer" incluem essa capacitação para que os profissionais sejam capazes de lidar com essa grave problemática. Por enquanto, está sendo oferecido esse curso de aperfeiçoamento, mas a perspectiva é que em breve seja criado um curso de Especialização em Promoção da Saúde na Escola, que estimule novas linhas de pesquisa sobre a temática das drogas no contexto das escolas.

Os módulos obrigatórios terão  e terá início em 23 de setembro deste ano, com término previsto para 30 de março de 2014. Haverá um recesso de 14 de dezembro de 2013 a 14 de fevereiro de 2014. O conteúdo desse curso, será desenvolvido pela Universidade Federal do Vale do São Francisco, mas as orientações de acesso e desenvolvimento do ensino e da aprendizagem serão feitas pela Universidade Federal de Alagoas, por meio da Pró-reitoria de Extensão, em parceria com a Coordenação do Programa Saúde na Escola. A coordenadora é a professora Marta de Moura Costa, professora adjunta do Centro de Educação da Ufal.

Veja mais informações aqui ou pelo telefone 3621-1458.