Gestores visitam exposição do Museu de História Natural da Ufal

Acervo do MHN fica em cartaz até 16 de agosto, no Museu Palácio Floriano Peixoto, na Praça dos Martírios, Centro de Maceió

24/07/2013 17h30 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h31
Reitor da Ufal, Eurico Lôbo, e equipe visitam exposição no Mupa

Pedro Barros - estudante de jornalismo com colaboração da Ascom/Secult

Integrantes da gestão superior da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) visitou a exposição "Biodiversidade de Alagoas", organizada pelo Museu de História Natural (MHN) no Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa). Integravam a equipe o reitor, Eurico Lôbo, a vice-reitora, Rachel Rocha, o pró-reitor de Extensão, Eduardo Lyra, e o pró-reitor de Graduação, Amauri da Silva Barros.

O MHN integra os equipamentos culturais da universidade e o acervo que está na exposição foi apresentado pelos próprios pesquisadores, que explicaram peças da pré-história e da biodiversidade contemporânea. “A realização desta exposição, juntamente com a Secult [Secretaria de Estado da Cultura] é louvável, porque coloca para a sociedade, principalmente escolas e faculdades, uma mostra de um estudo científico realizado por profissionais da universidade”, afirmou o reitor, durante a visita.

A vice-reitora Rachel Rocha aponta as diversas contribuições que as atividades de extensão têm sobre a sociedade. "Os equipamentos culturais são uma verdadeira ponte com a comunidade. Pode ser que nem todo mundo venha a ser estudante universitário, mas isso aproxima as pessoas dela", afirmou. Para a gestora, atividades como essa são verdadeiras "vitrines da universidade". "Vendo isso, uma criança, um jovem, pode entabular um projeto de vida. Quanto mais a universidade chega na comunidade, mais ela tem um poder de sedução", explicou.

Para o secretário de Cultura, Osvaldo Viegas, as interações entre os museus são uma forma de estimular o hábito à visitação a esses locais, que ainda é muito incipiente no País. "Segundo dados do IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística], mais de 90% dos brasileiros nunca visitaram um museu. Quaisquer coleções são bem-vindas. Com essa exposição, o Mupa está conseguindo um alto número de visitações", destacou. Viegas lembrou que o Museu de História Natural faz parte do Sistema Alagoano de Museus, administrado pela Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult), e reforçou o convite para que outros acervos também sejam expostos no local.

Museu de História Natural

O Museu de História Natural é um equipamento cultural da Ufal, ligado à Pro-reitoria de Extensão. Desde que foi criado, no início da década de 90, desenvolve estudos sobre a fauna, a flora e a geologia de Alagoas, construindo um rico acervo local. Apesar do salão de exposição fechado desde 2011, suas atividades não pararam e ele continua promovendo pesquisa e divulgação científica. De setembro de 2012 para cá, já organizou três exposições externas, mostrando ao público alagoano o patrimônio de sua terra.

Segundo o pró-reitor de Extensão, Eduardo Lyra, está sendo estudada uma forma de revitalização do MHN. "Estamos em fase de discussão preliminar para averiguarmos se o museu deve se abrigar no CCBI [antigo Centro de Ciências Biológicas], junto ao Memorial da Ufal, ou se consolidará no próprio prédio atual", justificou.

Exposição

A exposição "Biodiversidade de Alagoas" permanece em cartaz até o dia 16 de agosto. A mostra reúne grande variedade de peças que representam as riquezas naturais do Estado, entre elas, plantas, animais, insetos, conchas, fósseis, rochas e minerais. Veja o horário de visitação:

• Terças, quintas e sextas-feiras – das 8h às 17h;
  • Quartas-feiras: das 8h às 21h;
  • Sábados, domingos e feriados: das 13h às 17h.

Todas as quartas-feiras haverá palestras voltadas para estudantes universitários. Segue a programação:

• 31/07 - Etnoecologia em Alagoas (professora Flávia Barros Moura, diretora do Arboretum da ufal)
  • 07/08 - O papel do Herbário do Museu de História Natural da UFAL no conhecimento da flora de Alagoas (bióloga Letícia Ribes Lima)
  • 14/08 - A diversidade de aves do Estado de Alagoas (professor Gaban Lima)

O Museu Palácio Floriano Peixoto está localizado na Praça dos Martírios, Centro de Maceió.