Faculdade de Serviço Social promove 2º Colóquio Nacional

Evento reunirá pesquisadores de todo o país para discutir o Trabalho do Assistente Social

- Atualizado em
Grupo de pesquisa Mercado de Trabalho do Assistente Social organiza o Colóquio Nacional

Jhonathan Pino - jornalista

Continuam abertas as inscrições para o 2º Colóquio Nacional Sobre o Trabalho do Assistente Social, a ser realizado entre os dias 31 de julho e 2 de agosto, na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). No evento, serão expostos cerca de 30 trabalhos com foco no trabalho do Assistente Social.

O evento faz parte de um projeto integrado entre os programas de pós-graduação em Serviço Social da Ufal e da Universidade Federal do Rio de Janeiro, da Pontífice Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), que abriga a comissão coordenadora das pesquisas.

“Na Ufal, atuam três grupos de pesquisa com o foco no trabalho do assistente social. Ao todo existem 11 docentes e vários alunos de pesquisa e pós-graduação desenvolvendo pesquisas nas três instituições”, relata Rosa Predes, coordenadora do projeto.

Conforme a professora, o projeto tem uma duração de quatro anos e vai até 2015. Ele é composto por intercâmbios de estudantes entre as instituições e missões de estudos dos docentes, que circulam entre as universidades parceiras, mas todos os eventos serão concentrados na universidade alagoana.

“O evento desse porte é importante para a consolidação da nossa pós-graduação, pois ele tem abrangência nacional. Para esse colóquio houve 50 inscritos de várias instituições, dos quais foram selecionados cerca de 30”, acrescenta Rosa.

Programação

O evento inicia as 8h30 do dia 31, com abertura, seguido da mesa-redonda “Espaços sócio-ocupacionais e tendências do mercado de trabalho do Serviço Social no contexto de reconfiguração das políticas sociais no Brasil: produção científica dos grupos de pesquisa. As atividades acontecerão no Auditório do antigo Csau, no Campus A.C. Simões.

Outros temas, como Reestruturação produtiva, Reforma do Estado e das Políticas Sociais e o trabalho do assistente social; Espaços sócio-ocupacionais do Serviço Social e Mercado de trabalho, além das atribuições e competências profissionais do assistente social farão parte das discussões.

O Colóquio é voltado para assistentes sociais, docentes, pós-graduandos, supervisores de campo, conselheiros do Conselho Regional de Serviço Social (Cress), participantes dos grupos de pesquisa, preceptores do PET Saúde, estudantes de graduação e estagiários. Clique aqui para ver informações e fazer inscrição.