Evento discute cooperação científica entre Brasil e Cuba

Professores, estudantes e pesquisadores se reúnem durante quatro dias para abordar as oportunidades oferecidas no intercâmbio técnico e cultural nos países

- Atualizado em

Manuella Soares - Jornalista

Maceió sedia nesta sexta-feira, 2, o Encontro Setorial de Inovação 2013 como espaço de discussões sobre a cooperação técnica e científica entre Brasil e Cuba. A reunião vai abordar questões de educação, ciência, tecnologia, qualidade de vida e ambiental, bem como o papel da cooperação na construção de sistemas de produção no contexto da Sociedade do Conhecimento.

A organização do evento, apoiado pela Universidade Federal de Alagoas, espera contar com a participação de 25 cubanos, além dos brasileiros residentes naquele país e estudantes interessados na temática. Durante os quatro dias de reunião, no auditório da Casa da Indústria e num hotel na Praia do Francês, haverá ainda sessões sobre Sistemas de Inovação; Propriedade Intelectual; Empreendedorismo; Fomento e Oportunidades de Cooperação.

Na abertura, marcada para às 14h, estarão presentes a vice-reitora da Ufal, Rachel Rocha; o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas, Eduardo Setton; a presidente da Fundação Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), Janesmar Camilo Cavalcanti; a secretária da Academia Cubana de Ciências, Lillian Diaz; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação (Propep/Ufal), Simoni Meneghetti; e o coordenador do grupo “Cuba-Brasil no século 21”, professor Cesar Zen, que fará uma palestra sobre o projeto “CBS21”.

A cooperação

Cuba e Brasil têm um grande repertório de identidades e semelhanças que se expressam nas mais diversas áreas. O termo de cooperação acadêmica, científica e cultural firmado entre as universidades de Havana e a Federal de Alagoas, com validade de cinco anos, foi para fortalecer as pesquisas e promover o intercâmbio de professores e alunos, visando ações complementares de formação e capacitação dos beneficiados.

Após cerca de 3 anos de preparação, o primeiro encontro ocorreu em Havana no período de 23 a 28 de setembro de 2012, organizado pela Academia de Ciências de Cuba e instituições de ensino e pesquisa em Cuba e no Brasil.

Já o encontro de 2013 serão duas sedes: Pernambuco e Paraíba. A primeira etapa, em Recife, aconteceu de 28 de julho a 1º de agosto, focando temas como desenvolvimento Rregional, economia criativa, cultura, institutos de pesquisa e educação inclusiva. Para ter mais informações sobre o projeto, basta acessar o site www.cbs21.com.br.

Confira a programação completa em anexo.