Estudante de Medicina Veterinária é aprovada em seleção de mestrado na USP

Bruna Catarina estudou na unidade de Viçosa, do Campus Arapiraca, e teve sua colação de grau antecipada para realizar a matrícula na pós

12/07/2013 15h10 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h31
Maria do Carmo Viana, do DRCA, Bruna e a vice-reitora Rachel Rocha

Tayane Barreto – estudante de Jornalismo

A estudante de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Alagoas, Bruna Catarina Feitosa, foi aprovada na seleção do mestrado Epidemiologia Experimental Aplicada às Zoonoses da Universidade de São Paulo (USP). Para fazer a matrícula na pós-graduação, a colação de grau foi antecipada e aconteceu na última segunda-feira (8), no gabinete da vice-reitora, Rachel Rocha.

De acordo com Bruna, seu interesse pelo mestrado aumentou após estagiar por dois meses e meio no Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal da USP. Ela conseguiu essa atividade por intermédio dos professores Wagnner Porto, da Ufal, e Solange Maria Gennari, da USP. Entre as atividades no estágio, a estudante realizava exames laboratoriais de pesquisa e de rotina, exames moleculares, cultivo celular, ensaios em cobaias e entre outras.

Bruna tem 23 anos e é natural de Porto da Folha, interior de Sergipe, distante 165 km de Aracaju. Na graduação, estudou na Unidade de Viçosa, do Campus Arapiraca, onde participou de quatro projetos de iniciação científica da Ufal e de estágios em outras universidades. Ela destacou o apoio e incentivo que recebeu nesse período. “O apoio e a dedicação dos professores foram essenciais na minha graduação. Foi a Ufal que me mostrou a outra parte da medicina veterinária que eu não conhecia: a iniciação científica. A universidade me aflorou a paixão pela pesquisa, que é fundamental não só para a veterinária, mas para a humanidade”.

Conclusão de curso

Seu trabalho de conclusão de curso foi sobre Neosporose, um protozoário reconhecido há pouco tempo que causa abortos em diversas espécies de animais, principalmente no cão, mas também em bovinos, caprinos e equinos. Durante o estágio em São Paulo, sua equipe refez o ciclo biológico da neosporose e no mestrado ela estudará mais sobre isso. “Minha expectativa é melhorar o máximo meu conhecimento e expandir os estudos nessa área”, afirmou. O início das aulas está previsto para agosto.

A cerimônia de colação de grau foi breve, mas emocionante. Junto com Bruna, graduaram-se José Cloves da Silva Junior, em Ciências da Computação, e Igor Manuel de Barros Bezerra, em Direito. A vice-reitora Rachel Rocha parabenizou os que estavam se formando e desejou sucesso a todos.

“Hoje é um dia muito especial para nossos formandos, que agora são profissionais, e para as famílias aqui presentes. Esse momento da conclusão de curso é o ingresso numa etapa nova da vida. A Ufal espera que vocês honrem esse compromisso assumido aqui hoje e que não percam de vista essa missão. A instituição deseja muito sucesso e que vocês tenham uma vida profissional brilhante e com muitas realizações. Parabéns aos formandos e aos familiares que conquistaram com vocês essa vitória”, concluiu.